MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ definirá prescrição em ACP de tutela de interesses individuais homogêneos disponíveis
Prazos

STJ definirá prescrição em ACP de tutela de interesses individuais homogêneos disponíveis

Processo na Corte Especial já teve dois votos a favor do prazo quinquenal.

Da Redação

quinta-feira, 14 de março de 2019

Atualizado às 14:54

A Corte Especial do STJ definirá, no julgamento de embargos de divergência, o prazo prescricional em ação civil pública de interesses individuais homogêneos disponíveis.

O caso é relatado pelo ministro Raul Araújo, que proveu os embargos para fazer valer o entendimento de precedente do ministro Luis Felipe Salomão, que aplicou, por analogia, o prazo prescricional de cinco anos da ação popular (REsp 1.070.896).

t

No caso, o acórdão embargado, da 2ª turma, aplicou entendimento fixado em repetitivo de que o prazo para as ações de repetição de indébito em decorrência da majoração da tarifa de energia  elétrica é vintenário - "o fato da pretensão ter sido veiculada por via de Ação Civil Pública não tem o condão de alterar tal entendimento".

Na sessão desta quinta-feira, 14, o ministro Herman Benjamin apresentou voto-vista acompanhando o relator, ministro Raul, e fixando o prazo quinquenal, mencionando que esta é a tese que vem sendo aplicada pela 1ª seção do Tribunal, que julga matéria de Direito Público. Observou S. Exa. que, em todos os casos, tratam-se de ACPs de interesses individuais homogêneos disponíveis.

O ministro Raul explicou em seguida:

"O que está pacificado na Corte em relação ao prazo prescricional é o quinquenal para ACP de tutela de interesses individuais homogêneos disponíveis. Fica para debate posterior a discussão do prazo de ACPs que tratem da tutela de outros interesses/bens."

A ministra Nancy Andrighi pediu vista dos autos: "A ementa, da forma que está, não faz a separação entre ação de conhecimento, portanto ação coletiva propriamente, e o problema que temos enfrentado muito, da execução individual da ação coletiva."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas