MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estado do Rio deve indenizar Soccerex pelo cancelamento de convenção em 2013
Futebol

Estado do Rio deve indenizar Soccerex pelo cancelamento de convenção em 2013

Evento é considerado uma das maiores feiras de negócios de futebol do mundo.

Da Redação

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Atualizado às 12:57

A juíza de Direito Alessandra Cristina Tufvesson, da 8ª vara da Fazenda Pública do Rio, reconheceu que por culpa exclusiva do Governo do Estado a edição de 2013 da Convenção Global da Soccerex não ocorreu. Desta forma, o condenou a indenizar a empresa pelos prejuízos causados pela não realização do evento, considerado uma das maiores feiras de negócios de futebol do mundo. 

t

De acordo com os autos, em 2009, a empresa recebeu manifestação do Governo interessado em sediar a Convenção Global da Soccerex no quadriênio 2010, 2011, 2012 e 2013. O Estado do Rio foi, então, incluído no processo internacional  de  seleção para  sediar  a  Convenção  Global,  concorrendo  com  cidades  dos  mais variados países do globo, e ganhou.

As três primeiras edições  do  evento,  realizadas  nos anos de 2010 a 2012, na cidade do Rio de Janeiro, foram muito bem sucedidas. 

De acordo com a Soccerex, em 2013, além do crescimento da Convenção, a proximidade da Copa das Confederações e da própria  Copa  do  Mundo  aumentaria  ainda  mais  o  fluxo  de  pessoas  no  país,  levando  a  crer  que  a  última Convenção Global prevista no Contrato de Cidade Anfitriã seria significativamente maior e melhor que as edições anteriores.

Contudo, o Estado do Rio não respeitou todos os prazos de pagamento a partir do segundo ano de contrato e também não aplicou os reajustes monetários previstos no contrato firmado entre as partes.

E, em agosto de 2013, a empresa recebeu um e-mail  do  vice-presidente Administrativo  da  Superintendência  de  Desportos  do  Estado (SUDERJ) informando a decisão  de  não  realizar  o  evento  em  2013.  

A magistrada reconheceu que a resolução do contrato se deu por culpa do Governo, o condenado ao ao pagamento dos prejuízos regularmente comprovados.  

"Condeno o réu à indenização dos lucros cessantes advindos à autora, com relação aos prejuízos  referentes às  vendas  não realizadas de pacotes para participação na Convenção e  aos  contratos  que  já  haviam  sido  firmados  com seus  clientes  envolvendo  a  participação  na  Convenção  Global E que não foram realocados para os anos posteriores, observadas também as restrições postas em fundamentação, incidentes juros de mora segundo o índice de remuneração da caderneta de poupança; correção monetária com base no IPCA-E, tudo a ser apurado em fase de liquidação de sentença."

A Soccerex é representada no caso pelos escritórios Dannemann Siemsen e Cravo, Pastl e Balbuena Advogados Associados

  • Processo:  0088233-09.2016.8.19.0001

Veja a íntegra da decisão.

________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...