MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Associação questiona candidatura de chapa de Santa Cruz ao CFOAB na Justiça
Eleição CFOAB

Associação questiona candidatura de chapa de Santa Cruz ao CFOAB na Justiça

Associação dos Advogados e Estagiários do Estado do Rio de Janeiro (AAEERJ) encaminhou petição à Justiça Federal no Rio de Janeiro.

Da Redação

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Atualizado às 07:45

A AAEERJ - Associação dos Advogados e Estagiários do Estado do Rio de Janeiro peticionou na JF/RJ requerendo a nulidade da chapa OAB Forte e Unida, encabeçada por Felipe Santa Cruz, à diretoria do Conselho Federal da OAB.

t

No documento, a entidade afirma que "é lamentável acreditar que mesmo existindo dispositivos que também vetem a discriminação determinando que as chapas sejam compostas com a reserva de 30%, tanto de mulheres, quanto de homens, visando garantir a participação feminina e/ou masculina nos amplos espaços do poder, alguns representantes da advocacia nacional, além da omissão beirando as raias da má-fé, e ainda com afronta às cotas de participação de mulheres na composição da chapa".

Segundo a associação, em 2018, o Conselho Federal da OAB aprovou nova redação a dispositivos do Regulamento Geral para estabelecer que, aos cargos de diretoria da Ordem, fosse obrigatoriamente admitido o registro apenas de chapas compostas com pelo menos 30% e no máximo 70% de candidatos de cada sexo. As regras só passariam a vigorar a partir das eleições de 2022, mas, conforme a AAEERJ, "é fato que a OAB deve manter o percentual de 30% de sua diretoria, tanto para homens, quanto para mulheres, sob pena de violação à norma constitucional que define o direito de igualdade, bem como a própria norma por ela mesma editada" já que, na visão da entidade, está "presente a autêntica discriminação por parte daqueles que deveriam dar o exemplo para a sociedade brasileira".

Na petição, a associação afirma ainda que a chapa que concorre às eleições do CFOAB registra uma chapa integralmente masculina em contrariedade a tudo que prega para a sociedade e para os mais de 1 milhão de advogados registrados.

"O candidato a Presidente no Conselho Federal, embora seja nas palavras o maior defensor das cotas de mulheres, não o faz na prática e, para alcançar a legítima e efetiva participação feminina, é mister que a OAB determine a imediata inclusão da reserva mínima de 30% para o sexo feminino na referida chapa", afirma a AAEERJ.

Assim, requer a suspensão da chapa candidata ao Conselho Federal, e posteriormente a cassação do grupo, e a reabertura de prazo para inscrição de novas chapas ao Conselho Federal até que seja cumprida a cota de reserva com a inclusão de pelo menos 30% de integrantes de cada sexo.

Os advogados Roque Z. Vieira, Jaydimar da Paz, Luiz Antônio Magalhães e Marcus Vinícius de Oliveira assinaram a petição.

  • Processo: 5001722-48.2019.4.02.5101

Veja a íntegra da petição.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS