MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Marco Aurélio determina que eleição para Mesa do Senado seja por voto aberto
Votação do Senado

Ministro Marco Aurélio determina que eleição para Mesa do Senado seja por voto aberto

Ao deferir liminar em MS, ministro ponderou que a publicidade das deliberações do Parlamento é a regra.

Da Redação

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Atualizado às 08:59

O ministro Marco Aurélio, do STF, deferiu, no último dia 19, liminar em MS para determinar que a eleição para os cargos da Mesa Diretora do Senado seja feita por voto aberto. A votação está marcada para o próximo dia 1º de fevereiro.

t

O MS foi impetrado pelo senador Lasier Martins, que afirmou que, embora o Regimento Interno da Casa Legislativa preveja que o pleito se realize por voto secreto, o Senado tem adotado a sistemática da votação aberta. No MS, Martins revelou que há um projeto de resolução nesse sentido, o qual ainda não foi apreciado pela Casa.

Ao analisar o caso, o ministro Marco Aurélio ressaltou que "constitui fator de legitimação das decisões governamentais, indissociável da diretriz que consagra a prática republicana do poder, o permanente exercício da transparência". Segundo o relator, não existe órgão que escape ao crivo de ampla e nítida fiscalização social, prerrogativa inafastável da cidadania.

O ministro pontuou na decisão que a publicidade das deliberações do Senado é a regra, sendo que exceções só podem ocorrer em situações excepcionais, as quais são taxativamente especificadas no artigo 52, incisos III, IV e XI, da CF/88.

Por isso não se pode potencializar o previsto no Regimento Interno do Senado Federal em dissonância com a garantia dos representados de exercerem fiscalização constante no que tange à atuação dos representantes.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas