Rosa Weber diz que eleições ocorreram "dentro da mais absoluta normalidade e transparência"
No discurso em que declarou Bolsonaro matematicamente eleito, a ministra fez um balanço das eleições deste ano.
Da Redação
segunda-feira, 29 de outubro de 2018
Atualizado às 08:10
A presidente do TSE, ministra Rosa Weber fez um balanço das eleições deste ano e afirmou que o segundo turno ocorreu dentro da mais absoluta normalidade e transparência. A fala foi feita durante entrevista a jornalistas, na qual confirmou a vitória matemática de Jair Bolsonaro à presidência da República.
A ministra lembrou de alguns números expressivos das eleições de 2018, tais como os 147,3 milhões de eleitores aptos a votar tanto no primeiro quanto no segundo turno, e as 454,4 mil seções eleitorais instaladas nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal neste segundo turno.
Parabéns ao eleito
Após a coletiva de imprensa, Rosa Weber ligou para o candidato Jair Bolsonaro e o parabenizou pela vitória no pleito. A ministra aproveitou a ocasião para convidar o futuro presidente da República a visitar o TSE. A magistrada também telefonou para o candidato Fernando Haddad, que disputou com Bolsonaro o segundo turno da eleição.
Na entrevista coletiva, a magistrada agradeceu a contribuição dos ministros da Corte, dos desembargadores dos TREs, dos juízes eleitorais, dos servidores da Justiça Eleitoral, do MPE, da AGU, do Ministério da Segurança Pública, dos mesários e colaboradores para o sucesso das Eleições de 2018.
A magistrada fez um agradecimento especial aos eleitores brasileiros que compareceram hoje às seções de votação como "protagonistas da festa maior da nossa democracia".
Além de Rosa Weber, o presidente do STF Dias Toffoli; a PGR Raquel Dogde e a advogada-geral da União, Grace Mendonça também discursaram sobre o período eleitoral.