Mais da metade de inscritos reprova no exame da OAB/ES
X
Da Redação
sexta-feira, 18 de agosto de 2006
Atualizado às 09:33
OAB/ES
Mais da metade de inscritos reprova no exame da OAB/ES
Mais da metade dos candidatos que prestaram o primeiro exame aplicado pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil OAB do Espírito Santo foi reprovada. Apenas 753 candidatos foram aprovados, num total de 1.751 inscritos. O percentual de 43% foi menor que o registrado no primeiro exame do ano passado, em que 48% dos candidatos foram aprovados. No segundo exame do ano passado, foram aprovados 33% dos inscritos.
O exame é realizado por bacharéis em Direito que desejam atuar como advogados. "Não é nossa meta reprovar. Mas, como se viu até no resultado do último Enade, 40% dos que saem das faculdades não agregaram nada durante o curso. Isso é parecido no Direito. Há também a proliferação do ensino privado, com muitas faculdades sem o mesmo rigor que as mais tradicionais", afirmou o presidente da Comissão de Estágio e Exame da Seccional capixaba da OAB, Stephan Eduard Schneebeli.
Na primeira fase do Exame de Ordem (etapa objetiva), o candidato responde a 100 questões de múltipla escolha. Passa para a segunda etapa quem acerta metade delas. Na segunda fase (prova prático-profissional), o bacharel redige um documento específico do ramo do Direito que escolheu, além de questões específicas sobre a área em que o candidato pretende atuar.
______________