Especialista explica diferenças entre mediação e negociação
Mirian Queiroz, da Vamos Conciliar, aborda o funcionamento dos dois métodos de solução de conflitos.
Da Redação
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Atualizado às 14:40
Você sabe qual a diferença entre mediação e negociação? Ambos os procedimentos são auto compositivos, mas possuem algumas diferenças. É o que explica a diretora da Câmara de conciliação e mediação Vamos Conciliar, Mirian Queiroz.
De acordo com Mirian, embora a presença de um advogado seja importante na mediação, nesta forma de solução de conflitos as partes têm poder para resolver a divergência, sendo a que a presença de um terceiro imparcial - o mediador - estimula o acordo entre as partes. Já na negociação, explica Mirian, a comunicação é feita em uma via de mão dupla, quando ambas as partes têm interesses comuns e opostos.
Segundo a diretora, a negociação envolve troca e tem como meta principal fazer com que os objetivos pessoais ou profissionais sejam concretizados e que as diferenças sejam resolvidas. "É uma conversa direta entre as partes, sem a presença de um terceiro, onde os envolvidos lidam diretamente com o conflito o resolvendo de forma mais direta e assertiva."
Mirian ressalta que a mediação, a negociação e os métodos consensuais contribuem para uma solução célere dos conflitos que, muitas vezes, poderiam demorar anos para serem resolvidos no Judiciário. "Estamos caminhando para uma mudança de cultura. Nesse processo a cultura de pacificação irá que prevalecer", conclui a diretora da Vamos Conciliar.
_____________