Resultado do sorteio da obra "Marx e Habermas - Teoria crítica e os sentidos da emancipação"
Ao analisar a questão da emancipação, o autor procura ressaltar que a renovação da teoria crítica passa pela emergência de novos movimentos sociais, explicando a importância desses no contexto da revolução.
Da Redação
terça-feira, 25 de setembro de 2018
Atualizado em 24 de setembro de 2018 13:53
O livro "Marx e Habermas - Teoria crítica e os sentidos da emancipação" (Saraiva - 368p.), de Rúrion Melo, através do estudo desses dois autores importantes da Filosofia, pretende explicar como a noção de emancipação passou a ser vinculada a lutas por direitos nos marcos das democracias atuais.
Se o conceito de revolução é fortemente empregado pelo movimento operário no século XIX, os movimentos sociais posteriores à década de 1960 deixam de ser definidos pelo conceito de classe social e evidenciam uma pluralidade de formas de vida e de lutas políticas.
O uso público da razão, a deliberação na esfera pública e a conquista de direitos de cidadania passam a ser elementos centrais para a compreensão de emancipação. Para o autor, não há uma escolha histórica pela reforma em detrimento da revolução - é a própria oposição entre reforma e revolução que perde sentido nos debates políticos das democracias contemporâneas.
Sobre o autor:
Rúrion Melo é professor de Teoria Política do Departamento de Ciência Política da USP, pós-doutor em Teoria das Ciências Humanas pelo CEBRAP e doutor em Filosofia pela USP. Pesquisador do Núcleo Direito e Democracia do CEBRAP.
__________
Ganhador:
Bonifacio Guardia, de SP.
__________