MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advocacia paulista quer uniformização de procedimentos da penhora on-line e consulta de processos sob segredo de justiça pelo site do TJ

Advocacia paulista quer uniformização de procedimentos da penhora on-line e consulta de processos sob segredo de justiça pelo site do TJ

Da Redação

terça-feira, 8 de agosto de 2006

Atualizado às 07:41

 

Novas propostas

 

Advocacia paulista quer uniformização de procedimentos da penhora on-line e consulta de processos sob segredo de justiça pelo site do TJ

 

Uniformizar os procedimentos de todos os juízos no uso da penhora on-line; permitir a consulta dos processos que correm em segredo de Justiça pelo site do TJ; fixar horário de atendimento das agências bancárias que funcionam dentro dos fóruns e dar atendimento prioritário nos guichês de distribuição e protocolo para advogados idosos, gestantes e deficientes foram as novas propostas encaminhadas pela vice-presidente da OAB/SP, Márcia Regina Machado Melaré; pelo vice-presidente da AASP, Sérgio Pinheiro Machado e pela vice-presidente do IASP, Maria Odete Duque Bertasi, que compõem a Comissão destinada a selecionar e mediar soluções para problemas da Advocacia junto ao Judiciário. Os vice-presidentes foram recebidos pelo juiz assessor da presidência do TJ, Luis Francisco Aguilar Cortez. Também estiveram presentes o presidente da Subsecção de Guarulhos, Airton Trevisan, e os conselheiros Fábio Marcos Bernardes Trombetti e José Luiz de Oliveira e os presidentes de Comissões Fabiano Carvalho e Anis Kfouri.

 

Segundo Melaré, a questão da penhora on-line, que busca o bloqueio de patrimônio da parte para garantia do juízo em processos em fase de execução, vem preocupando os advogados porque falta uma uniformização. "Alguns juízes oficiam, outros usam o instrumento direto. Falta estabelecer uma rotina", afirma. Melaré também ressalta que o pedido para consulta pelo site do TJ dos processos que correm em segredo de Justiça, mediante o uso de uma senha ou outro método, é uma forma de facilitar o exercício profissional, uma vez que esta consulta hoje somente pode ser feita pessoalmente pelo advogado.

 

A vice-presidente da OAB/SP criticou, ainda, os horários discrepantes praticados pelas agências bancárias dentro dos fóruns em todo o Estado. "No Fórum João Mendes, a agência funciona até o fechamento do protocolo. Mas é exceção, na maioria delas não se respeita nem mesmo o horário bancário. O ideal para a Advocacia seria que todas seguissem o horário do protocolo", afirma Melaré. Já o pedido de atendimento preferencial em toda Justiça Estadual segue medida implantada recentemente pelo presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, para os advogados idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.

 

Nesta segunda reunião, as entidades também foram informadas sobre o andamento das propostas encaminhadas na primeira reunião, realizada no dia 8 de junho. De acordo com Aguillar Cortez, a proposta de Protocolo Integrado de primeira e segunda instâncias está em fase de estudo; assim como a distribuição integrada. Também se encontra em análise o pedido para que o Tribunal forneça fotocópias sem autenticação, para baratear o custo aos advogados. "Somente com diálogo poderemos encontrar caminhos que melhorem a rotina de trabalho dos advogados", ponderou Melaré. Quanto ao excesso de processos e condições precárias de infra-estrutura dos Fóruns de Santo Amaro, Lapa e Santo Amaro, Aguilar Cortez informou que o TJ estuda transferir o Tribunal do Júri de Santo Amaro para Barra Funda e no seu lugar instalar Varas de Família para atenuar o problema.

 

______________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS