MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Principal função dos métodos consensuais não é reduzir número de causas do Judiciário", diz mediadora

Principal função dos métodos consensuais não é reduzir número de causas do Judiciário", diz mediadora

Dados do CNJ mostram que o Brasil possui uma taxa de congestionamento de quase 70%, com aproximadamente 100 milhões de processos em andamento.

Da Redação

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Atualizado às 15:59

Após a mudança do CPC, em 2016, que determinou o uso dos métodos autocompositivos antes da abertura de um processo na Justiça, foi destacado que o número de causas iria reduzir e dar celeridade à máquina judiciária. Para a diretora da Vamos Conciliar, Perla Rocha, a redução de processos é uma consequência. "A principal função dos métodos consensuais não é diminuir número de ações que tramitam no judiciário, mas resolver o conflito e preservar o relacionamento futuro entre as partes, gerar empatia e incentivar o uso direito de autonomia entre os litigantes".

Questões sociais, econômicas, políticas e até mesmo emocionais estão passando pelo Poder Judiciário. "Observamos que as pessoas utilizam o processo para causas extremamente simples, que podem e devem ser resolvidas por meio da mediação ou conciliação. Além disso, utilizam o litígio como forma de vingança, o que está totalmente errado. O uso desenfreado só aumenta só esgota o sistema de Justiça", diz Perla.

Atualmente, o Brasil possui uma taxa de congestionamento de quase 70%, com aproximadamente 100 milhões de processos em andamento - dados do Conselho Nacional de Justiça. "As pessoas precisam entender que o processo tem um custo e que a Justiça deve ser utilizada com consciência. Existem causas de extrema importância que realmente necessitam do Judiciário, mas demoram anos para serem resolvidas por conta do excesso de ações", explica a diretora.

A mediação e a conciliação são procedimentos simples, econômico, célere e também garantem Justiça para os envolvidos na controvérsia. O mediador/conciliador trabalham criando uma ponte entre as partes no intuito de facilitar a comunicação entre eles, mas a solução para a disputa é definida pelos envolvidos na ação. Uma causa que levaria anos na justiça pode ser resolvida em menos de um mês com a solução consensual.

"Temos um procedimento eficiente e sem burocracia para resolver controvérsias. Muitas demandas podem ser solucionadas até mesmo de casa, com o auxílio da internet. Infelizmente, a sociedade ainda vive a cultura do litígio", conclui.

_______________

Camara Brasileira de Resolucao de Conflitos

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS