MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cancelamento de contrato firmado via telefone deve ser simples como a contratação
Dano moral

Cancelamento de contrato firmado via telefone deve ser simples como a contratação

Para o relator, a exigência de declaração com reconhecimento de firma para o cancelamento é "absurda e inaceitável".

Da Redação

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Atualizado às 08:56

A 11ª câmara Cível do TJ/RS condenou uma empresa ao pagamento de danos morais para uma cliente que teve dificuldades de cancelar o contrato firmado com ela via telefone. Para o colegiado, o cancelamento deve se dar com a mesma simplicidade com que realizada a contratação.

Para cancelar o contrato firmado, a empresa exigiu que fosse enviada uma carta de cancelamento assinada e autenticada em cartório pelo próprio punho da cliente, justificando a sua desistência do serviço. A cliente teve seu nome, inclusive, inscrito nos cadastros restritivos de crédito após pedido de rescisão por telefone. Na ação contra a empresa, o juízo de 1º grau não deu provimento aos pedidos da mulher.

No TJ/RS, o entendimento foi diferente e a sentença foi reformada. Ao analisar o caso, o desembargador Guinther Spode, relator, qualificou como "absurda e inaceitável" a exigência de declaração com reconhecimento de firma para o cancelamento do serviço, haja vista (...) que, para a contratação, bastou uma ligação telefônica". Citou também o art. 472 do CC, que estabelece: "O distrato faz-se pela mesma forma exigida para o contrato."

O julgador declarou a inexigibilidade dos débitos a partir do momento em que foi feito pedido de rescisão por telefone pela consumidora. O magistrado pontuou o ônus da empresa de comprovar a regularidade da dívida, e que a demora na rescisão do contrato representou falha na prestação do serviço, "criando empecilhos que culminariam no atraso de sua perfectibilização".

Assim, a 11ª câmara condenou a empresa a pagar R$ 5 mil, a título de danos morais.

Veja a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS