MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST valida aditivo em acordo que institui cota negocial como contribuição a sindicato
TST

TST valida aditivo em acordo que institui cota negocial como contribuição a sindicato

Acordo foi firmado entre sindicato e a Vale S.A.

Da Redação

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Atualizado às 15:02

O vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva, validou nesta terça-feira, 22, um aditivo em acordo coletivo, negociado entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins - STEFEM e a Vale S. A., que institui o desconto de cota negocial para custeio do sindicato profissional.

De acordo com o texto, a cota a ser descontada pela Vale e repassada à entidade sindical é equivalente ao valor de 50% de um único salário-dia dos empregados no segundo mês subsequente à data de assinatura do documento.

O aditivo prevê que os trabalhadores não filiados sejam informados pela empresa sobre o desconto da cota, ficando possibilitados de apresentar oposição ao sindicato pessoalmente, por escrito e com identificação de assinatura legível e comunicando à empresa, no prazo de 20 dias após a notificação, sobre a oposição, sob pena de aceitação do desconto em caso de atraso.

No aditivo, a Vale e o sindicato se comprometem a não se manifestarem com a finalidade de incentivar ou constranger os não filiados que optarem ou não pelo desconto. Além disso, o sindicato se comprometeu a se abster de cobrar a contribuição sindical, equivalente a um salário-dia dos trabalhadores, durante o período de vigência do acordo, que é de um ano.

Reajuste

O acordo inicial firmado entre a Vale S.A. e o STEFEM também prevê o reajuste de 2,5% à categoria - tanto para associados como para não associados -, além de instituir benefícios como cartão alimentação de R$ 717,50 ao mês, adicional noturno de 65%, piso salarial de R$ 1.542,99, entre outros. Já a previsão sobre a cota negocial só foi acrescentada ao termo com a validação do aditivo.

"O acordo é resultado de várias negociações, fruto de um consenso entre trabalhadores e empresa, com anuência do Ministério Público do Trabalho", afirmou o ministro Renato de Lacerda Paiva.

Confira a íntegra do aditivo.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...