Joaquim Barbosa anuncia que não será candidato à presidência
Ministro aposentado do STF fez o anúncio pelo Twitter.
Da Redação
terça-feira, 8 de maio de 2018
Atualizado às 10:33
Na manhã desta terça-feira, 8, o ministro aposentado do STF Joaquim Barbosa anunciou em sua conta no Twitter, que não será candidato à presidência da República nas eleições de outubro deste ano.
"Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal."
Em abril, quando a filiação de Barbosa ao PSB foi anunciada, Migalhas já havia previsto que o ministro não seria candidato:
Segunda-feira, 16 de abril de 2018 - Migalhas nº 4.337 - Fechamento às 9h35.
JB lá
A judicialização da vida pátria pode chegar ao ápice neste pleito. De fato, os números do Datafolha mostram Joaquim Barbosa como um dos possíveis ganhadores da eleição. Quem o conhece sabe que assumir a presidência, com tantos acordos e afazeres, não é lá muito seu estilo. A vice-presidência, no entanto, lhe é feita sob medida. Se for vice de Marina Silva, na nossa previsão, a chapa pode levar a eleição no primeiro-turno. Quem viver, verá.
Segunda-feira, 23 de abril de 2018 - Migalhas nº 4.342 - Fechamento às 10h16.
Quer apostar?
Só quem não conhece Joaquim Barbosa para achar que ele irá ser candidato à presidência da República. Ele deverá ser, quando muito, candidato a vice. É preciso recordar que o ministro tirou várias licenças médicas quando ministro no STF, e depois - fato inédito - pediu aposentadoria ainda na presidência do Supremo. Deixou um gabinete com um dos maiores, senão o maior acervo de processo: 13 mil feitos sopitando.