TST julgou quase 20 mil processos em dois meses
Para o mediador Marcio Senise, da Vamos Conciliar, a maioria dos processos que tramitam na Justiça podem ser resolvidos de maneira pacífica.
Da Redação
sexta-feira, 2 de março de 2018
Atualizado às 08:56
Nos dois primeiros meses do ano, o TST julgou 19.705, de acordo com dados apurados no dia 1º de março. O número positivo indica alta produtividade da Corte, porém, os dados revelam que provavelmente há uma falha de comunicação entre empregador e funcionário.
De acordo como mediador Marcio Senise, da câmara privada de conciliação e mediação Vamos Conciliar, a grande maioria dos processos que tramitam na Justiça pode ser resolvida de maneira pacífica.
"Os laços construídos no ambiente de trabalho são fortes e precisam ser tratados com cuidado. A mediação proporciona isso, faz com que os envolvidos 'enxerguem' com o olhar do outro e compreendam determinadas atitudes no conflito."
O relatório Justiça em Números do CNJ, divulgado em 2017, apontou as causas mais recorrentes na Justiça do Trabalho: rescisão de contrato de trabalho, verbas rescisórias, responsabilidade civil do empregador, indenização por dano moral, seguro desemprego e outros.
Para o mediador, muitas vezes, as empresas cometem esses erros por não conhecerem a legislação trabalhista, principalmente micro e pequenos empresários.
"Muitas vezes o patrão não age de má-fé, mas por falta de conhecimento. O cuidado que temos ao conduzir o diálogo é fundamental, isso faz com que as partes entendam o conflito e cheguem a uma solução que seja benéfica para as duas partes. Além disso, é fundamental a presença do advogado na sessão de mediação, para que toda dúvida seja esclarecida."
______________