Casamento e união estável - requisitos e efeitos pessoais
Concorra ao exemplar da obra que acaba de ser lençada
Da Redação
quarta-feira, 24 de setembro de 2003
Atualizado em 23 de setembro de 2003 14:59
Sorteio de obra
Os migalheiros de plantão terão a oportunidade de concorrer ao exemplar da obra "Casamento e união estável - requisitos e efeitos pessoais", escrita por Ana Elizabeth Lapa Wanderley Cavalcanti, que acaba de sair do forno. Após o lançamento realizado ontem (23/9), em São Paulo, Migalhas sorteia hoje esta belíssima obra, oferecida pela Editora Manole.
A presente obra tem como objetivo principal fazer um estudo comparativo entre o casamento e a união estável, principalmente após a Constituição Federal de 1988, que elevou a união estável à categoria de entidade familiar, ensejando várias controvérsias na doutrina e na jurisprudência nacional, o que fatalmente torna o assunto atual polêmico.
O estudo comparativo realizado demonstra que, em verdade, casamento e união estável possuem pontos em comum, mas, apesar de semelhantes, são institutos diversos contando com características e efeitos também diferenciados.
Esta obra oferece dados sobre o atual tratamento da união estável entre homem e mulher como entidade familiar, de acordo com o sistema jurídico brasileiro, analisando, principalmente, a evolução e os efeitos da união estável antes e depois do novo Código Civil (Lei n. 10.406/2002).
___________________
Ganhador:
Fábio da Silva Guatura, da Cetelem - subsidiary of the BNP Paribas
____________