MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conciliação pode facilitar processo de divórcio, afirma mediadora
Vamos Conciliar

Conciliação pode facilitar processo de divórcio, afirma mediadora

A pensão alimentícia e a guarda dos filhos também podem ser acordadas por meio da mediação.

Da Redação

domingo, 7 de janeiro de 2018

Atualizado em 5 de janeiro de 2018 08:48

De acordo com os dados do IBGE, desde 1984, já foram registrados sete milhões de divórcios no Brasil, uma média de 580 separações por dia. Os números mais recentes revelam que um terço dos casamentos acabaram em separação.

A coordenadora da Vamos Conciliar, Alessandra Maria conta que, para muitos, o processo pode ser doloroso e causar muita dor de cabeça, principalmente para quem tem filhos.

"A separação além de envolver muitos sentimentos, pode causar muito sofrimento. A mediação pode tornar o processo menos desgastante, evita o conflito entre os litigantes e mantém os laços familiares."

Alessandra diz que o mediador tem um papel fundamental durante a sessão e atua de maneira imparcial, cria uma ponte entre as partes facilitando a comunicação e evita o litígio.

"Antigamente, era necessário que o marido ou a esposa alegasse algo contra o outro para conseguir a separação e o processo era demorado. Hoje, isso não é mais necessário e tudo pode ser resolvido com o diálogo."

De acordo com a coordenadora, a pensão alimentícia e a guarda dos filhos também podem ser acordadas por meio da mediação. Ela pontua que, após definirem essas questões, é emitido um termo de acordo extrajudicial e as partes podem solicitar a homologação judicial do documento. "Além disso, o procedimento é rápido, seguro e econômico".

__________

Camara Brasileira de Resolucao de Conflitos