MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lei determina que ensino superior público ofereça cursos de extensão para idosos
Novas regras

Lei determina que ensino superior público ofereça cursos de extensão para idosos

Norma foi publicada no DOU desta segunda-feira, 18.

Da Redação

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Atualizado às 08:52

Foi publicada no DOU desta segunda-feira, 18, a lei 13.535/17, que altera o Estatuto do Idoso para garantir que as pessoas idosas recebam cursos e programas de extensão pelas instituições de educação superior.

O artigo 25 do Estatuto do Idoso já estabelece que o Estado precisa apoiar a criação de universidades abertas para idosos, além de incentivar a publicação de livros e periódicos de conteúdo e padrão editorial adequados a essa faixa etária, que facilitem a leitura, considerada a natural redução da capacidade visual nessa idade.

A nova lei acrescenta a este artigo a necessidade por parte das instituições de educação superior de ofertar aos idosos cursos e programas de extensão, tanto presenciais como a distância, constituídos por atividades formais e não formais.

Confira na íntegra.

__________________

LEI 13.535, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017

Altera o art. 25 da lei 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), para garantir aos idosos a oferta de cursos e programas de extensão pelas instituições de educação superior.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º O art. 25 da lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 25. As instituições de educação superior ofertarão às pessoas idosas, na perspectiva da educação ao longo da vida, cursos e programas de extensão, presenciais ou a distância, constituídos por atividades formais e não formais.

Parágrafo único. O poder público apoiará a criação de universidade aberta para as pessoas idosas e incentivará a publicação de livros e periódicos, de conteúdo e padrão editorial adequados ao idoso, que facilitem a leitura, considerada a natural redução da capacidade visual." (NR)

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 15 de dezembro de 2017; 196º da Independência e 129º da República.

MICHEL TEMER
Torquato Jardim
Henrique Meirelles
Grace Maria Fernandes Mendonça

Patrocínio

Patrocínio Migalhas