MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CCJ do Senado aprova uso de drones para segurança pública
Tecnologia

CCJ do Senado aprova uso de drones para segurança pública

Texto segue para a Câmara do Deputados.

Da Redação

domingo, 10 de dezembro de 2017

Atualizado em 7 de dezembro de 2017 11:00

A CCJ do Senado aprovou nesta quarta-feira, 6, o PL 167/17, que disciplina o uso de veículos aéreos não tripulados - os drones -, pelos órgãos de segurança pública. A proposta é de autoria do senador Wilder Morais e segue para a Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, os órgãos públicos deverão priorizar o uso dos veículos aéreos não tripulados (VANTs) para armazenar e transmitir imagens nas atividades de investigação e de policiamento ostensivo, respeitando a vida, a integridade física, a intimidade, a privacidade e a imagem das pessoas.

Caso estes itens sejam desrespeitados e alguém for acidentado, será assegurado socorro médico e a família do indivíduo será comunicada do acontecimento. Além disso, a pessoa ferida terá direito a indenização por danos morais e materiais. O projeto proíbe o uso de drones dotados de armamento ou totalmente autônomos.

Modificações na norma

A relatora da proposta, senadora Simone Tebet, modificou texto para retirar a imposição ao Poder Público de dotar os órgãos de segurança pública de VANTs. Segundo a emenda que apresentou, é facultado aos Estados o uso de drones, obedecidos os requisitos de regulamentação e fornecimento em quantidade e qualidade suficientes. Também foi apresentada pela senadora emenda para modificar a entrada em vigor da lei após da aprovação do projeto: a norma passa a valer no momento de sua sanção.

A relatora acatou emenda do senador Flexa Ribeiro, que determina a regulamentação técnica da Anac, da Anatel e o Decea - Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Conforme o texto, para que qualquer drone voe, mesmo de segurança pública, ele deverá ter seu radiotransmissor homologado pela Anatel, autorização da Anac para operar e autorização de voo do Decea.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS