Resultado do sorteio da Obra "Direito Adquirido e Ordem Pública"
Da Redação
terça-feira, 11 de julho de 2006
Atualizado em 6 de julho de 2006 13:33
Sorteio de Obra
Migalhas sorteou um exemplar do livro "Direito Adquirido e Ordem Pública" (990 p.), escrito por Maria Coeli Simões Pires, gentilmente oferecido pela editora Del Rey. Veja a ganhadora abaixo.
O livro trata de temas como: A noção de paradigma e a importância de sua compreensão para a pesquisa jurídica. A filosofia do tempo e as dimensões da temporalidade jurídica. A evolução do direito intertemporal como construção universal.
Construção do príncipio da irretroatividade - Origem, contextualização e incorporação aos sistemas Lusitano e brasileiro. As normas de processo legislativo como proteção à segurança jurídica no constitucionalismo brasileiro - uma análise histórico-jurídica. Os critérios de limitação da retroprojeção da lei, entre outros.
A obra acolhe o tema geral do direito adquirido como princípio e como instituto de garantia da segurança jurídica, sinaliza a convergência das reflexões que pretende suscitar para a esfera pública e densifica a dificuldade da interface entre o direito adquirido e a ordem pública pela incorporação de subtema que traduz a particularidade de projeção do desenvolvimento do tema principal, segundo matrizes paradigmáticas da Alta Modernidade - do Direito e do Estado.
O tema, assim, tão denso, embora enfaticamente voltado para a investigação no campo do Direito Administrativo, não pode ser acorrentado nos domínios deste. O instituto do direito adquirido, na Teoria Geral do Direito, no Direito Constitucional e no Direito Administrativo, mas espraia-se por outros ramos do Direito público e pela Filosofia do Direito e invoca contribuição da seara privatística e de outras áreas do conhecimento científico.
Anneliz D. Macanhan, de Jaraguá do Sul/SC