MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cançado Trindade é o primeiro brasileiro a ser reeleito para a Corte de Haia
Corte Internacional de Justiça

Cançado Trindade é o primeiro brasileiro a ser reeleito para a Corte de Haia

Professor tomou posse pela primeira vez em 2009.

Da Redação

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Atualizado às 09:02

Pela primeira vez um brasileiro foi reeleito para a Corte Internacional de Justiça, em Haia. Trata-se do professor Cançado Trindade, eleito na última quinta-feira, 10.

A votação foi disputadíssima; após cinco rodadas de votações na Assembleia Geral das Nações Unidas e quatro rodadas no Conselho de Segurança, atingiram maiorias absolutas - os candidatos devem atingir maioria absoluta simultaneamente e nos dois órgãos - os candidatos brasileiro, francês, libanês e somali. Houve um momento em que o professor esteve por um voto de ser eliminado no Conselho de Segurança, mas a diplomacia brasileira competentemente reverteu a situação.

A quinta vaga em disputa será decidida hoje entre o candidato inglês e o indiano.

Perfil

O jurista Cançado Trindade foi consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil de 1985 a 1990. De 1999 a 2004 foi presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, a qual atuou como juiz entre 1995 e 2006. Em 2009 foi eleito juiz da Corte Internacional de Justiça, em Haia, pela primeira vez.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...