Novos juízes tomam posse no TJ/RJ
X
Da Redação
sexta-feira, 30 de junho de 2006
Atualizado às 08:56
Discurso
Novos juízes tomam posse no TJ/RJ
Críticas às denúncias de corrupção, que levam ao sentimento de descrença nas instituições, foram feitas ontem pela juíza Camila Novaes Lopes, no seu discurso de posse no Órgão Especial do TJ/RJ. Ela foi aprovada no 40º Concurso para a Carreira da Magistratura estadual, juntamente com outros 50 juízes, que também tomaram posse. Primeira colocada no concurso e escolhida para ser oradora dos novos magistrados, Camila Novaes disse que a integridade deve nortear o exercício da profissão.
"Presenciamos distorções. A corrupção, ideologias mesquinhas e interesses escusos causam sentimentos de incredulidade. Carregamos a bandeira da integridade. Para o magistrado, ser honesto não é qualidade e sim, pressuposto. A consciência de que devemos servir à justiça deve nos acompanhar sempre", assegurou a juíza.
Ela afirmou que o momento é especial e de realização de um sonho. "Trata-se da coroação de nossos esforços para tornarmos aptos a assumir uma grande missão". A juíza lembrou que para conseguir a aprovação no concurso foi preciso abdicar do convívio com os pais, maridos, namorados e filhos, a quem agradeceu pela compreensão. "Estamos aqui hoje porque perseguimos e alcançamos um ideal. Temos fé na Justiça e para encontrá-la é preciso ser fiel. Magistratura é vocação", concluiu Camila.
O presidente do TJ/RJ, desembargador Sergio Cavalieri Filho, encerrou a cerimônia agradecendo à Comissão de Concurso e à banca examinadora. "Ser aprovado por uma banca examinadora como a do nosso Tribunal demonstra a dedicação e o empenho de cada um e a qualidade da magistratura fluminense", afirmou. Ele lembrou, ainda, que dar posse a novos magistrados é o ato mais importante que um presidente de Tribunal de Justiça pode praticar: "essa é a primeira vez que tenho o privilégio de dar posse a novos juízes. Vocês agora passam a integrar a segunda Justiça mais antiga do país, com mais de 250 anos".
Cavalieri comparou a Justiça a um rio que está em constante renovação, pois à medida que os magistrados mais antigos vão se aposentando, outros vão entrando, fazendo com que o Poder Judiciário esteja sempre em movimento. Para terminar, o presidente do TJ do Rio lembrou que "a Justiça tem a cara dos juízes que a integram" e que o ideal que anima a todos no dia da posse não pode morrer, nem se estagnar. O concurso para a carreira de juiz estadual teve 1.923 inscritos.
_____________