Veja na íntegra lei que muda regras eleitorais
As novas regras, publicadas no DOU, já valem para as eleições do ano que vem.
Da Redação
segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Atualizado às 08:14
O presidente Michel Temer sancionou, com vetos, a lei 13.487, que traz mudanças propostas pelo Congresso nas regras eleitorais. A normas foram publicadas no DOU na última sexta-feira, 6, e já passam a valer nas eleições do próximo ano.
Entre os vetos, estão o polêmico trecho que tratava de censura de conteúdo na internet sem ordem judicial e o autofinanciamento de campanhas.
Confira na íntegra.
______________
LEI - 13.487, DE 6 DE OUTUBRO DE 2017
Altera as leis nos 9.504, de 30 de setembro de 1997, e 9.096, de 19 de setembro de 1995, para instituir o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e extinguir a propaganda partidária no rádio e na televisão.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1º A lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997, passa a vigorar com as seguintes alterações:
Do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC)
Art. 16-C. O Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) é constituído por dotações orçamentárias da União em ano eleitoral, em valor ao menos equivalente:
I - ao definido pelo Tribunal Superior Eleitoral, a cada eleição, com base nos parâmetros definidos em lei;
II - a 30% (trinta por cento) dos recursos da reserva específica de que trata o inciso II do § 3º do art. 12 da lei no 13.473, de 8 de agosto de 2017.
§ 1º ( V E TA D O ) .
§ 2º O Tesouro Nacional depositará os recursos no Banco do Brasil, em conta especial à disposição do Tribunal Superior Eleitoral, até o primeiro dia útil do mês de junho do ano do pleito.
§ 3º Nos quinze dias subsequentes ao depósito, o Tribunal Superior Eleitoral:
I - divulgará o montante de recursos disponíveis no Fundo Eleitoral; e
II - (VETADO).
§ 4º ( V E TA D O ) .
§ 5º ( V E TA D O ) .
§ 6º ( V E TA D O ) .
§ 7º Os recursos de que trata este artigo ficarão à disposição do partido político somente após a definição de critérios para a sua distribuição, os quais, aprovados pela maioria absoluta dos membros do órgão de direção executiva nacional do partido, serão divulgados publicamente.
§ 8º ( V E TA D O ) .
§ 9º ( V E TA D O ) .
§ 10. (VETADO).
§ 11. Os recursos provenientes do Fundo Especial de Financiamento de Campanha que não forem utilizados nas campanhas eleitorais deverão ser devolvidos ao Tesouro Nacional, integralmente, no momento da apresentação da respectiva prestação de contas.
§ 12. (VETADO).
§ 13. (VETADO).
§ 14. (VETADO).
§ 15. O percentual dos recursos a que se refere o inciso II do caput deste artigo poderá ser reduzido mediante compensação decorrente do remanejamento, se existirem, de dotações em excesso destinadas ao Poder Legislativo."
"Art. 36. ...........................................................................................................................................
§ 2º Não será permitido qualquer tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão........................................................................................." (NR)
"Art. 99. ..................................................................................
§ 1º O direito à compensação fiscal das emissoras de rádio e televisão estende-se à veiculação de propaganda gratuita de plebiscitos e referendos de que dispõe o art. 8º da lei no 9.709, de 18 de novembro de 1998, mantido também, a esse efeito, o entendimento de que: .............................................................................................." (NR)
Art. 2º Os arts. 44 e 53 da lei 9.096, de 19 de setembro de 1995, passam a vigorar com as seguintes alterações: "Art. 44. .................................................................................. .........................................................................................................
III - (VETADO); .............................................................................................." (NR)
"Art. 53. ..................................................................................
§ 1º O instituto poderá ser criado sob qualquer das formas admitidas pela lei civil.
§ 2º O patrimônio da fundação ou do instituto de direito privado a que se referem o inciso IV do art. 44 desta Lei e o caput deste artigo será vertido ao ente que vier a sucedê-lo nos casos de:
I - extinção da fundação ou do instituto, quando extinto, fundido ou incorporado o partido político, assim como nas demais hipóteses previstas na legislação;
II - conversão ou transformação da fundação em instituto, assim como deste em fundação.
§ 3º Para fins do disposto no § 2o deste artigo, a versão do patrimônio implica a sucessão de todos os direitos, os deveres e as obrigações da fundação ou do instituto extinto, transformado ou convertido.
§ 4º A conversão, a transformação ou, quando for o caso, a extinção da fundação ou do instituto ocorrerá por decisão do órgão de direção nacional do partido político." (NR)
Art. 3º O valor a ser definido pelo Tribunal Superior Eleitoral, para os fins do disposto no inciso I do caput do art. 16-C da lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997, será equivalente à somatória da compensação fiscal que as emissoras comerciais de rádio e televisão receberam pela divulgação da propaganda partidária efetuada no ano da publicação desta lei e no ano imediatamente anterior, atualizada monetariamente, a cada eleição, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou por índice que o substituir.
Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 5º Ficam revogados, a partir do dia 1º de janeiro subsequente à publicação desta lei, os arts. 45, 46, 47, 48 e 49 e o parágrafo único do art. 52 da lei 9.096, de 19 de setembro de 1995.
Brasília, 6 de outubro de 2017; 196º da Independência e 129º da República.
MICHEL TEMER
Eliseu Padilha
Antonio Imbassahy