Advogado de Saddam é assassinado no Iraque
X
Da Redação
quarta-feira, 21 de junho de 2006
Atualizado às 08:39
Assassinato
Advogado de Saddam é assassinado no Iraque
Um dos advogados do ex-ditador Saddam Hussein, Khamis al-Obeidi, foi morto a tiros e deixado em uma rua de Bagdá, confirmou nesta quarta-feira a polícia da capital iraquiana.
O incidente ocorre num momento crucial do processo, apenas dois dias após a acusação pedir a execução de Saddam por crimes contra a humanidade.
Fontes oficiais citadas pela agência de notícias AP teriam dito que Obeidi, que insistia em permanecer no Iraque apesar da crescente insegurança, foi raptado de sua casa por homens que usavam uniformes da polícia. A TV estatal definiu os executores como "terroristas".
Obeidi é o terceiro advogado de Saddam Hussein a ser morto desde o início do processo. Em 19 de outubro, um dia após a instalação do júri, Saadoun al-Janabi também foi raptado e morto. Seu colega Adel al-Zubeidi morreu três semanas depois, numa emboscada em Bagdá.
Pedido de execução
A notícia do assassinato de Obeidi aparece em um momento crucial no processo que julga Saddam Hussein e sete ex-integrantes de seu governo de envolvimento no massacre de 148 xiitas no vilarejo de Dujail, em 1982. A ação teria sido em represália a um tentativa frustrada de assassinar o ex-presidente.
Na segunda-feira, o promotor-chefe do processo, Jaafar al -Mussawi, pediu que o ex-presidente do Iraque seja condenado à morte por enforcamento.
Jaafar al -Mussawi também pediu que outros dois réus - o meio-irmão de Saddam Barzan al-Tikriti e o ex-vice-presidente Taha Yassin Ramadan - recebam a pena capital.
A defesa deverá apresentar seus últimos argumentos no dia 10 de julho. Depois disso, o painel de cinco juízes deve apresentar as sentenças.
_____________