MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa de consultoria é condenada por plágio em estudo de impacto ambiental
TJ/SP

Empresa de consultoria é condenada por plágio em estudo de impacto ambiental

Indenização foi fixada em R$ 100 mil por danos materiais.

Da Redação

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Atualizado às 18:09

A 20ª câmara Extraordinária de Direito Privado do TJ/SP, por maioria, reformou sentença e condenou uma empresa de consultoria e licenciamento ambiental a pagar indenização por danos materiais no valor de R$ 100 mil a uma outra empresa do mesmo ramo e a seu gerente por plágio em estudo e relatórios de impacto ambiental.

De acordo com a decisão, entre o relatório apresentado pela empresa ré e o dos autores do processo há plena coincidência, inclusive, segundo a desembargadora Marcia Dalla Déa Barone, autora do voto vencedor, o uso de expressões pouco comuns para introdução de frases e conclusões foi copiado pela ré daqueles Estudos elaborados pelos autores, previamente.

Embora seja sabido que o conjunto de alguns dados utilizados para a realização dos Estudos de Impacto Ambiental e respectivo Relatório sejam "copiados" de fontes oficiais de dados, ou de estudos previamente elaborados em relação às atividades desenvolvidas pelas empresas que contratam a confecção daquele trabalho, é certo que há na confecção do Estudo e do Relatório trabalho intelectual a ser protegido.

Segundo a magistrada, também se observou que ao copiar o texto elaborado pelos autores a requerida manteve a referência à "figura abaixo" ou "figura ao lado", inexistente no Estudo e Relatório elaborado pela ré, "indicando que houve esquecimento de apagar aquelas informações que constavam do texto original". Ainda de acordo com ela, há também, referência a dados técnicos somente compatíveis com as Usinas para as quais os autores trabalharam, considerando sua localização e tipo de produção.

"A empresa requerida, ao confeccionar o Estudo e Relatório da Usina Cocal fez referência a Rios que não banham a região onde a Usina em questão se localiza e sim onde aquelas que contrataram os serviços dos autores se localizam."

Restou evidenciado, desta forma, para a desembargadora, que a empresa requerida foi contratada para a realização do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório, contudo, utilizou o trabalho elaborado pelos autores para duas usinas, "promovendo verdadeira contrafação daquele trabalho, já que os serviços prestados pela ré se limitaram a copiar o texto elaborado pelos autores, modificando apenas alguns dados técnicos, deixando outros incompatíveis com a destinatária daquele estudo."

"Embora o trabalho elaborado pelos autores, repita-se, seja representado por uma compilação de dados técnicos disponíveis nos sites oficiais, há inequívoco trabalho intelectual de redação e adequação à hipótese concreta, o que não foi observado pela ré que fez apenas pequenas modificações do texto elaborado pelos autores, mantendo informações absolutamente incompatíveis com a Usina Cocal, para a qual prestava serviços."

O entendimento da desembargadora foi acompanhado por Luis Mário Galbetti e Fábio Podestá. Já Salles Rossi acompanhou o voto do relator (sorteado) desembargador Moreira Viegas.

Os advogados Newton Silveira, Wilson Silveira, Eduardo Dietrich e Trigueiros, Lyvia Carvalho Domingues e Sheila de Souza Rodrigues, do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados, atuaram no caso pelos autores. No julgamento do recurso de apelação, sustentou oralmente pelos recorrentes o advogado Luís Eduardo Setti Cauduro Padin, dessa mesma banca.

Veja a íntegra da decisão.

________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS