Câmara de Conciliação e Mediação On-line Vamos Conciliar completa 1 ano
De lá para cá, do total de negociações realizadas, 70% resultaram em acordos, e mais de 7 mil estão em andamento.
Da Redação
quarta-feira, 19 de julho de 2017
Atualizado às 14:33
Poder chegar a um acordo extrajudicial sem sair de casa e apenas com o auxílio do computador é uma realidade que a câmara de conciliação e mediação on-line Vamos Conciliar está fazendo há um ano. De lá para cá, do total de negociações realizadas, 70% resultaram em acordos, e mais de 7 mil estão em andamento.
Aliando experiência jurídica à tecnologia, em julho de 2016 um grupo de advogados habituados aos métodos consensuais de resolução de conflitos viu nas alterações promovidas pelo Novo Código de Processo Civil uma oportunidade de mercado vantajosa para eles, para os cidadãos e para as empresas.
A Vamos Conciliar já realizou conciliações on-line com empresas de diversos segmentos de mercado, tais como: agências de viagens; empresas de artigos esportivos; cadastros de consumidores; bancos, financeiras e administradoras de cartão; empresas de energia elétrica, água e esgoto; fabricantes de eletroeletrônicos, eletro portáteis e artigos de uso doméstico e pessoal; farmácias, hospitais, clínicas, laboratórios e outros serviços de saúde; provedores de conteúdo e outros serviços na internet; supermercados; e empresas do ramo de transporte aéreo e terrestre, entre outras.
As vantagens dos métodos consensuais de resolução de conflitos em relação ao litígio são inúmeras. A conciliação promove a manutenção e melhoria do relacionamento entre as partes, devolvendo o poder de decisão a elas, que assumem total responsabilidade pelo cumprimento do acordo. No caso das empresas, contribui para a preservação e valorização da imagem, aumento da satisfação e agilidade nas respostas às necessidades dos clientes, além de significar redução dos gastos com custas judiciais.
Ferramenta on-line
A legislação permitiu que fossem desenvolvidos meios para a conciliação pela internet. Antes só existia a possibilidade presencial. Segundo a coordenadora da Vamos Conciliar Mirian Queiroz, a principal inovação é a possibilidade da resolução de conflitos com a ajuda de um conciliador/mediador sem precisar sair de casa. "As partes podem resolver os conflitos de onde elas estiverem, pelo próprio celular e a qualquer momento. É uma grande inovação, tendo em vista que as empresas podem oferecer esse canal para tratar as suas demandas por meio do diálogo com os consumidores dos seus serviços, em busca do melhor acordo, pondo fim a um conflito que poderia resultar em um processo judicial", ressalta.
Casos resolvidos
O serviço já foi utilizado pela multinacional de eletrodomésticos Mondial, que viu na conciliação a oportunidade de resolver uma pendência com um cliente e, assim, mantê-lo fidelizado.
Outro caso resolvido envolveu o plano de saúde da Geap - Autogestão em Saúde, que, inclusive, passou a oferecer a seus conveniados, em seu site, a possibilidade de cadastrarem problemas com o convênio na plataforma da Vamos Conciliar.
O desgaste emocional ocasionado por um processo judicial também foi evitado em um caso envolvendo o defensor público federal Alessandro Tertuliano, de Brasília, e um hostel do Rio de Janeiro. Ele fez uma reserva pela internet para se hospedar no local, pois iria à capital fluminense para assistir aos jogos olímpicos de 2016, porém, de última hora, teve de cancelar a viagem. Ao contatar o estabelecimento, foi informado de que não seria possível a devolução do valor pago, e a única forma de não perder as diárias seria utilizá-las em outro período.
Conhecedor do trâmite judicial, Alexandre não pensou duas vezes: acessou o site da Vamos Conciliar e solicitou um acordo com o proprietário do hostel. No mesmo dia, o estabelecimento foi notificado por e-mail e a negociação começou.
Interativa e intuitiva, a plataforma on-line da Vamos Conciliar é muito simples. Para usar o serviço, basta que as partes tenham um computador ou um smartphone e acessem o site.
Tudo começa no link "Iniciar conciliação", no qual o cliente ou a empresa explicam a demanda que pretendem resolver. Depois, é necessário preencher os dados que serão encaminhados a um conciliador. Em seguida, será iniciado um diálogo via chat, oportunidade em que o cliente irá expor suas questões e seus interesses. O conciliador, então, auxiliará as partes na construção do acordo.
Se as partes chegarem a um consenso durante o chat, será emitida uma declaração de acordo. Caso contrário, o sistema disponibilizará um documento sobre o não acordo.
Também é possível acompanhar o andamento da conciliação.
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