MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JF suspende multa aplicada prematuramente pela Receita Federal
Tributos

JF suspende multa aplicada prematuramente pela Receita Federal

Magistrado pontuou que a RF não relatou nenhuma postura ou manobra do contribuinte que se caracteriza má-­fé ou intuito de burlar o fisco.

Da Redação

sexta-feira, 24 de março de 2017

Atualizado em 23 de março de 2017 12:53

O juiz Federal substituto Alan Fernandes Minori, da 1ª vara Cível de AM, deferiu liminar garantido a uma empresa o direito de recorrer administrativamente em face da não homologação da compensação de créditos realizada, sem que lhe seja aplicada a multa de 50% sobre o valor negativo apurado, previsto no § 17 do artigo 74 da lei 9.430/96.

A empresa sustentou que a RF entende que o fato gerador da multa isolada de 50 % do débito utilizado para a compensação que não obteve homologação é a mera emissão da decisão que determina a glosa total ou parcial do valor do indébito utilizado pelo contribuinte mesmo que o contribuinte esteja discutindo administrativamente.

Argumentou também a que em caso de a administração deixar de fazer o lançamento da multa, este não será atingido pela decadência ainda que o processo administrativo demore para ser julgado, pois o fato gerador da multa é a decisão definitiva no processo administrativo.

Em sua decisão, o magistrado pontuou que a RF não relatou nenhuma postura ou manobra do contribuinte que se caracteriza má-­fé ou intuito de burlar o fisco, razão pela qual, entendeu que não deve incidir a multa estabelecida no § 17 do artigo 74 da lei 9.430/96.

"O risco de dano se constata pelos prejuízos que a incidência de juros e a possibilidade de que seja autuada pode acarretar ao desenvolvimento das atividades empresariais da Impetrante, na medida em que a demonstração de regularidade fiscal faz­se necessária na efetivação de muitos de seus contratos."

Os advogados Marcelo Rocha e Marcelo Annunziata, do escritório Demarest Advogados, representam a empresa no caso.

  • Processo: 1000088­63.2017.4.01.3200

Veja a íntegra da decisão.

___________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...