Resultado do sorteio da obra "Poder de Compra e Política Antitruste"
Da Redação
segunda-feira, 29 de maio de 2006
Atualizado em 24 de maio de 2006 14:21
Sorteio de Obra
Migalhas sorteou um exemplar do livro "Poder de Compra e Política Antitruste" (309 p.), escrito por Daniel Goldberg, gentilmente oferecido pela editora Singular. Confira o ganhador abaixo.
Poucos assuntos foram tão pouco debatidos na literatura antitruste quanto o que concerne às implicações e conseqüências do exercício do poder de compra por parte de agentes econômicos.
A despeito da escassa discussão acerca do tema, reina algo entre controvérsia e pura confusão sobre qual o tratamento legal desejável (ou aplicável), do ponto de vista da concorrência, ao controle e enquadramento de agentes econômicos que detenham ou pretendam adquirir poder de mercado como compradores.
Com efeito, partindo da tradicional separação (que será objeto de críticas mais adiante) entre o controle preventivo das estruturas de mercado e o controle repressivo de condutas abusivas, o tema do poder de compra oferece inúmeros desafios ao pesquisador.
Da perspectiva do controle de estruturas de mercado, a tendência de concentração nos mercados de varejo em setores tão diversos como o alimentício, o de vestuário, o de brinquedos, o de materiais de construção e o farmacêutico, coloca em potencial conflito os objetivos da política antitruste.
Muitas vezes as grandes cadeias de distribuição e revenda, longe de se caracterizarem como canais neutros de ligação até o consumidor final, são na verdade agentes de mercado que gozam de tremendo poder econômico, capazes de influenciar de forma significativa a formação de preços nos mercados à jusante e à montante.
Fabiane Verçosa, da Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação S.A., do Rio de Janeiro/RJ