MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para garantir pagamento de dívida, juiz apreende passaporte de mulher que queria mudar de país
Dívida

Para garantir pagamento de dívida, juiz apreende passaporte de mulher que queria mudar de país

Magistrado considerou uma ameaça a possibilidade de mudança.

Da Redação

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Atualizado às 08:39

O juiz de Direito José Wilson Gonçalves, da 5ª vara Cível de Santos/SP, determinou a apreensão do passaporte de uma mulher que, respondendo a processo por dívidas relacionadas a mensalidades escolares, pretendia se mudar para a Irlanda.

Segundo a instituição de ensino, autora do processo, por e-mails a ré demonstrou que pretende mudar de país. Para o magistrado, o fato "gera grave ameaça à utilidade do processo.

"Na provável hipótese de condenação, a sentença se tornará inexequível na prática, pela óbvia razão de a então vencida estar morando em outro país e não ter deixado bens suficientes no Brasil, para que respondam, enfim, pela dívida."

O juiz completou ainda que a mudança da ré "tornará o serviço judicial inútil ou dificultará sobremaneira a consecução da utilidade, devendo o juiz agir de modo a garantir, sempre que possível, e por medida adequada, a utilidade, pois, do serviço judicial".

O magistrado determinou que a Polícia Federal seja comunicada e a expedição de mandado de busca e apreensão do passaporte. A medida poderá ser revertida se a ré apresentar depósito/garantia em dinheiro no valor da cobrança, atualizado e com juros de mora, e acrescido de 30% (estimativa de custas, despesas processuais e honorários advocatícios) - o total do débito ultrapassa R$ 5 mil.

Fonte: TJ/SP

Patrocínio

Patrocínio Migalhas