MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Irmão de procurador da força-tarefa advoga na Lava Jato
Operação parentesco

Irmão de procurador da força-tarefa advoga na Lava Jato

Situação não parece estar sintonizada com o Código de Processo Penal.

Da Redação

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Atualizado às 07:17

Diogo Castor de Mattos e Rodrigo Castor de Mattos. A similaridade dos patronímicos, o fato de serem de Curitiba, e o sólido currículo profissional não são as únicas coisas que os unem. Os irmãos - procurador da República e advogado, respectivamente - atuam em processos que tramitam na JF/PR, no âmbito da operação Lava Jato.

No entanto, a situação, verificada em mais de uma ação cujo andamento se dá perante a Justiça Federal paranaense, não parece estar sintonizada com o que dispõe o Código de Processo Penal. De acordo com o artigo 258, do CPP:

"Art. 258. Os órgãos do Ministério Público não funcionarão nos processos em que o juiz ou qualquer das partes for seu cônjuge, ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, e a eles se estendem, no que lhes for aplicável, as prescrições relativas à suspeição e aos impedimentos dos juízes." (grifo nosso)

Ainda conforme o artigo 252, inciso I:

"Art. 252. O juiz não poderá exercer jurisdição no processo em que:

I - tiver funcionado seu cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, órgão do Ministério Público, autoridade policial, auxiliar da justiça ou perito;"


(Clique na imagem para acessar o andamento processual)

O procurador

A força-tarefa do MPF no Paraná, designada pelo procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, em abril de 2014, é formada por procuradores que estão na linha de frente da investigação na 1ª instância da JF/PR.

Formalmente composta por 11 membros - integrando a equipe, ainda, mais três colaboradores -, a força-tarefa conta com o suporte de Diogo Castor de Mattos, 30, o mais jovem membro da Lava Jato atuando no MPF.

Graduado em Direito, em 2009, pela PUC/PR, Diogo é mestre em Função Política do Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e tornou-se promotor de Justiça do PR em 2012. Em fevereiro de 2013, assumiu o cargo de procurador da República.

O advogado

Rodrigo Castor de Mattos, por sua vez, atua na advocacia criminal desde 2004, com ênfase em crimes aduaneiros, de lavagem de dinheiro, contra a administração pública, o sistema financeiro nacional e a ordem tributária.

Atua também em ações civis públicas por improbidade administrativa e relacionadas ao Direito Empresarial e ao Terceiro Setor. É consultor em compliance, lei anticorrupção, Direito Aduaneiro e Comércio Exterior.

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Curitiba, e em Economia pela Universidade Federal do Paraná, Rodrigo é especialista em Direito Penal pela UFPR e em Direito Tributário pela Faculdade de Direito Curitiba.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS