MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Artista Maria Bonomi apresenta o Projeto "Etnias - do primeiro e sempre Brasil"

Artista Maria Bonomi apresenta o Projeto "Etnias - do primeiro e sempre Brasil"

x

Da Redação

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Atualizado às 07:44

 

Artista Maria Bonomi apresenta o Projeto "Etnias - do primeiro e sempre Brasil"

 

O Projeto "Etnias - do primeiro e sempre Brasil" do Atelier Maria Bonomi, no Memorial da América Latina, recebeu, no dia 11 de maio, a visita do Excelentíssimo Senhor Governador Professor Cláudio Lembo. Também presentes na ocasião o Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado de Cultura João Batista de Andrade, o Excelentíssimo Senhor Presidente do Memorial da América Latina Dr. Fernando Leça, e demais autoridades da cultura.

 

Na ocasião, os índios Guaranis das tribos "Aldeia Krukutu" e "Aldeia Tononde Porá" explicaram ao governador a execução da gravação de suas placas alegóricas. Emocionado pelo tema indígena, o governador solicitou à artista que criasse uma placa contando a historia de um jovem índio que, no tempo do descobrimento, foi levado para a Espanha, sendo criado em Valladolid, e que lutou fortemente pela sua etnia, posteriormente, no Brasil.

 

Aconselhou-a que entrasse em contato com Frei Betto para colher todos os detalhes, visto que é profundo conhecedor desse assunto.

 

Estava exposta no túnel da entrada principal do Memorial, a declaração de Oscar Niemeyer.

DECLARAÇÃO

 

"Considero relevante e indispensável para a preservação da identidade do Memorial da América Latina privilegiar a presença dos povos indígenas, espalhados em todo o continente latino-americano, lembrada por Darcy Ribeiro no programa de fundação desse centro cultural.

 

A extinção maciça e continuada desses povos bem como sua rica e diversificada produção cultural estão sendo registradas agora por Maria Bonomi - uma das artistas pioneiras do Memorial - por meio de painéis interativos e indicadores do processo de formação de nosso continente.

 

Maria Bonomi vem realizando esse trabalho com a mesma intenção com que foi criado o Memorial - a da integração continental. Assim, com a participação coletiva de diversos artistas latino-americanos, criou nos espaços do próprio Memorial um ateliê vivo destinado à instalação de arte pública, o que marcará o acesso principal, restaurando e legitimando as funções que concebi quando o projetei."

 

Oscar Niemeyer

 

Rio de Janeiro, 12 de abril, 2006.

Ao final da visita o governador motivado disse à artista: "Este é um projeto realmente brasileiro no Memorial da América Latina, trazendo à luz a semente de Darcy Ribeiro".

 

O Governador aproveitou a ocasião para convidar a artista plástica Maria Bonomi para criar uma escultura (estátua) de Macunaíma, o herói sem caráter. Maria aceitou entusiasmada.

 

 

_____________