Morre, aos 92 anos, o advogado Jair Leonardo Lopes
Com mais de 60 anos de atuação no Direito Penal, foi ainda professor, desembargador do TJ/MG e presidente da OAB mineira.
Da Redação
sábado, 28 de maio de 2016
Atualizado às 11:02
Faleceu, nesta sexta-feira, 27, aos 92 anos, o advogado, professor e desembargador aposentado Jair Leonardo Lopes (OAB/MG 3.332).
Pai do ex-presidente da OAB/MG, Marcelo Leonardo (gestões 1998/00 e 2001/03) e avô do atual diretor tesoureiro, Sérgio Leonardo, integrava os quadros do escritório Marcelo Leonardo Advogados Associados, distinto apoiador de Migalhas.
Nascido no dia 31 de maio de 1924, em Itamarandiba, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG. Ingressou aos quadros da OAB mineira em 1950, aos 26 anos e presidiu a instituição entre 1987/90. Foi professor e coordenador da Faculdade de Direito da UFMG.
Jair Leonardo Lopes integrou a comissão revisora do anteprojeto do Código Penal de 1984. Foi ainda membro do Ministério da Justiça, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Conselho de Defesa da Pessoa Humana, do Instituto de Ciências Penais, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, da Academia Mineira de Letras Acadêmicas, entre outras.
Com mais de 60 anos de militância no direito penal, em recente entrevista ao jornal da OAB/MG, Jair Leonardo afirmou não se lembrar do número de processos em que atuou, tamanha a quantidade de trabalhos realizados.
______________