Governança Corporativa e o exercício do voto nas S.A.
Migalhas sorteia exemplar da obra
Da Redação
terça-feira, 22 de julho de 2003
Atualizado às 07:10
Sorteio de obra
Migalhas
sorteia o exemplar da obra "Governança Corporativa e o exercício do voto nas S.A." oferecido pelo autor Paulo Cesar Gonçalvez Simões, do escritório Veirano Advogados.
De extremo valor para a literatura jurídica nacional, esta obra vem enriquecer a pesquisa e o estudo na área do Direito Societário, oferecendo uma nova visão sobre tema profundamente relevante a atual como é a Governança Corporativa.
O autor identifica as origens da Governança Corporativa, que se apresenta como uma nova forma de busca da eqüidade no quadro de enfrentamento e conflito constante entre os detentores do poder na empresas de capital aberto e os provedores dos recursos utilizados por essas empresas.
A obra mostra com clareza e objetividade que, nesta área, não se pode simplesmente transplantar para o Brasil práticas adotadas na Inglaterra e nos Estados Unidos da América. É preciso adaptar conceitos e normas alienígenas à realidade brasileira, que é muito diversa daquela encontrada nos países anglo-saxões.
A obra está centrada na discussão da harmonização do equilíbrio de forças entre os detentores do poder nas sociedades anônimas de capital aberto e os acionistas minoritários e até que ponto e de que forma a adoção de boas práticas de Governança Corporativa devem interferir com o exercício do direito de voto.
________________
Ganhador:
Marcos Augusto Vicentiini Credidio, da DaimlerChrysler do Brasil.
______________