MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Julgamento de pedido de liberdade de Marcelo Odebrecht no STJ é suspenso
Lava Jato

Julgamento de pedido de liberdade de Marcelo Odebrecht no STJ é suspenso

Relator votou pela concessão da liberdade.

Da Redação

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Atualizado às 09:23

O relator da Lava Jato no STJ, ministro Marcelo Navarro, votou nesta quinta-feira, 4, pela liberdade do empresário Marcelo Odebrecht e do executivo do grupo Márcio Faria. A decisão na 5ª turma, no entanto, foi adiada após pedidos de vistas dos ministros Jorge Mussi e Felix Fischer.

Odebrecht e Faria estão presos desde 19 de junho, em Curitiba, denunciados por lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa no esquema que envolve desvios em contratos com a Petrobras. Até a decisão do STJ, eles continuarão presos.

Em seu voto, o relator mencionou a dimensão do esquema criminoso denunciado na Lava Jato e o grave prejuízo à estatal e à sociedade. Apesar de confirmar "a presença de elementos contundentes" que indicam a participação criminosa de Marcelo Odebrecht e Márcio Faria no escândalo da Petrobras, decidiu pela substituição da prisão dos réus por medidas cautelares - prisão domiciliar, uso de tornozeleira eletrônica, entrega dos passaportes e proibição de participar da direção das empresas envolvidas e de quaisquer atividades empresariais e financeiras.

Segundo Navarro, a aplicação das medidas cautelares não gera risco às investigações, pois as provas contra os réus já foram colhidas.

"A mencionada possibilidade de o réu interferir na produção probatória, mediante a destruição de evidências dos crimes a ele imputados, não mais justifica a manutenção do ato constritivo de liberdade, eis que o feito está em vias de ser sentenciado."

Na sessão, a turma também negou, por unanimidade, liberdade aos ex-deputados André Vargas e Luiz Argôlo e ao empresário Carlos Habib Chater, também presos na operação Lava Jato.

André Vargas é acusado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Para o ministro Marcelo Navarro, embora o mandato dele tenha sido cassado, ele responde por outros crimes e a sua prisão cautelar é garantia da ordem pública.

Com relação a Luiz Argolo, a turma verificou o risco de ele voltar a cometer os mesmos crimes. Segundo o MPF, efetivamente utilizou-se do prestígio político e dos contatos com altas autoridades da Administração Pública que eram proporcionados por seu cargo parlamentar para interceder perante o Banco do Nordeste.

Carlos Habib Chater foi condenado à pena de quatro anos e seis meses de reclusão. Ele não poderá recorrer em liberdade. Chater é um dos doleiros que, segundo a Polícia Federal, integravam o esquema de lavagem de dinheiro capitaneado pelo doleiro Alberto Youssef. Ao negar o habeas corpus, o ministro lembrou que o empresário era proprietário do posto de gasolina que inspirou o nome da operação da Polícia Federal e que é um conhecido doleiro "com habitualidade delitiva".

Confira os votos do relator:

André Luiz Vargas Ilário

Carlos Habib Chater

João Luiz Correia Argolo dos Santos

Marcelo Bahia Odebrecht

Márcio Faria da Silva

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP