MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF mantém portaria sobre demarcação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em RR

STF mantém portaria sobre demarcação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em RR

Da Redação

sexta-feira, 7 de abril de 2006

Atualizado às 08:52


STF mantém portaria sobre demarcação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em RR


O Supremo, por unanimidade, negou provimento ao Agravo Regimental em Petição 3388, proposta pelo senador Augusto Botelho pedindo a suspensão da Portaria 534/05, que demarcou a Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, e o decreto que homologou a demarcação.


O senador sustentou que a norma teve origem em procedimento de demarcação viciado e afronta os princípios constitucionais da razoabilidade, proporcionalidade, segurança jurídica, legalidade, devido processo legal, entre outros.


Na Petição, o senador salientou que, com a edição da Portaria 534/05, o governo federal extinguiu não só a Reclamação 2833 como todas as ações e recursos relacionados à demarcação da reserva indígena.


O relator, ministro Carlos Ayres Britto, confirmou o indeferimento da liminar ao negar o agravo por entender que "diante de um quadro tão complexo, que envolve tantos interesses - particulares e públicos; tantas verdades e meias-verdades; tantas escaramuças e negaças; tanto emocionalismo, enfim, fica extremamente difícil extrair os requisitos autorizadores da liminar, aí incluída a aparência do bom direito".


Ayres Britto lembrou ainda que seria afrontosa uma decisão monocrática em questão que já foi julgada em Plenário, quando se referiu à decisão de 14/4/05, que extinguiu todas as ações que contestavam a demarcação das terras da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.
____________

Fonte: STF

Patrocínio

Patrocínio Migalhas