Teoria geral das concessões de serviço público
Três exemplares serão sorteados em Migalhas
Da Redação
terça-feira, 22 de julho de 2003
Atualizado em 16 de julho de 2003 10:36
Sorteio de obra
Migalhas sorteia
três exemplares da obra "Teoria geral das concessões de serviço público", oferecidos pelo autor Marçal Justen Filho, sócio do escritório Justen & Associados.
Este trabalho destinava-se a ser a segunda edição de Concessões de Serviços Públicos, que foi lançada em 1997 e que se encontrava esgotada já a alguns anos. Mas tantas foram as modificações, quer de conteúdo como de forma, que o resultado foi um livro novo.
A primeira diferença marcante relaciona-se com a concepção geral: ao invés de um livro de comentários aos dispositivos legais, optou-se por uma análise geral do instituto (ainda que tomando por base a disciplina constante da Lei nº 8.987). Ademais disso, houve alteração significativa em inúmeros posicionamentos doutrinários.
Este livro reflete o aprendizado produzido pela experiência brasileira das concessões. Por um lado, atingiu-se à imperiosa conclusão de que o sucesso da privatização não se avalia pela mera obtenção de uma proposta considerada como "vantajosa". O conceito de vantagem, no âmbito da licitação de concessão, é muito diverso daquele que vigora no tocante às contratações administrativas em geral.
Por outro, é necessário instaurar-se uma estrutura administrativa voltada e especializada na gestão da concessão. O poder concedente deve dispor de condições para produzir rapidamente soluções satisfatórias para problemas e impasses, eventos supervenientes cuja ocorrência nunca poderá ser evitada.
______________
Ganhadores:
Anete Alves Fernandes Fidelis, do Ministério da Integração Nacional.
Fábio Martinho de Moraes, Elektro Eletricidade e Serviços S.A.
Helen Susy Queiroz de Sousa, De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados.
____________