Ampliação do limite do consignado para cartão de crédito vai à sanção
MP vai à sanção.
Da Redação
quarta-feira, 30 de setembro de 2015
Atualizado às 08:18
O Senado aprovou nesta terça-feira, 29, a MP 681/15, que amplia de 30% para 35% o limite do crédito consignado. Os cinco pontos percentuais extras, no entanto, apenas podem ser usados para quitar dívidas com cartão de crédito.
O limite é válido para trabalhadores celetistas e aposentados e pensionistas do INSS. Servidores públicos federais também poderão contar com o aumento de limite dos descontos direcionados exclusivamente ao pagamento de cartão de crédito.
Ao editar a MP, o governo argumentou que o mercado de crédito está em um momento de "contração relevante", e que o aumento no limite do crédito consignado para cartões de crédito é uma opção interessante, pois não traz riscos para as instituições financeiras e nem onera muito os tomadores.
Veto
Em maio a presidente Dilma vetou o aumento de 30% para 40% do teto do crédito consignado, quando sancionou a lei 13.126/15. A justificativa foi de que a mudança poderia comprometer a renda das famílias além do desejável e levar ao aumento da inadimplência, comprometendo o esforço do governo federal no combate à inflação.