Resultado do sorteio da obra "A Norma Jurídica e os Direitos Fundamentais"
Da Redação
segunda-feira, 3 de abril de 2006
Atualizado em 29 de março de 2006 14:48
Sorteio de Obra
Migalhas sorteou três exemplares do livro "A Norma Jurídica e os Direitos Fundamentais - Um Discurso sobre a crise do Positivismo Jurídico" (156 p.), escrito por Vitor Hugo Nicastro Honesko, gentilmente oferecido pela editora RCS. Confira os ganhadores abaixo.
Adotando como ponto de partida a própria crise da ciência moderna, a obra transita para a relação entre o Direito e a ciência moderna, com realce à teoria pura do Direito de Hans Kelsen e ao fenômeno da afastabilidade dos juízos de valor na ciência do direito. Com base nestas reflexões, prossegue a enfocar a teoria positivista da norma jurídica, sob o estudo do conceito de Direito e da estrutura lógica da regra jurídica.
Ao enfrentar a crise do positivismo formalista, a obra invoca um horizonte de reconstrução do Direito, sob os novos paradigmas do pós positivismo, capazes de resgatar o fundamento ético do fenômeno jurídico, inspirados na teoria dos direitos fundamentais, que concebe o Direito como uma ordem aberta de regras, princípios e procedimentos, com destaque ao princípio da proporcionalidade, orientado pelo respeito à dignidade humana.
Iluminada pela aventura do espírito, com as asas do saber, a obra parece concretizar o prenúncio de Nietzsche, de que "é preciso ter o caso e o frenesi dentro de si para dar a luz a uma estrela dançante."
Vitor Hugo Nicastro Honesko
-
Sílvia Codelo, da Procuradoria Regional da República - 3ª Região, de São Paulo/SP
-
Raquel de Souza Lima, da CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos, do Rio de Janeiro/RJ
-
Elvio Flávio de Freitas Leonardi, advogado, de Rolândia/PR