MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Contas de presidentes da República devem ser julgadas em sessão conjunta do Congresso
STF

Contas de presidentes da República devem ser julgadas em sessão conjunta do Congresso

Decisão é do ministro Luís Roberto Barroso.

Da Redação

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Atualizado às 07:47

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, decidiu que o julgamento das contas anuais de Presidentes da República deve ocorrer em sessão conjunta do Congresso Nacional, e não em sessões separadas de cada uma das Casas.

O entendimento consta de decisão proferida em MS impetrado pela senadora Rose de Freitas, presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, que questiona a votação isolada, pela Câmara, das contas presidenciais do período de 29/9/92 a 31/12/02 e dos exercícios de 2002, 2006 e 2008.

A conclusão do ministro é baseada nos artigos 49, IX, e 161, da CF, entre outros dispositivos, segundo os quais a competência para o julgamento das contas é do Congresso Nacional, a partir do parecer de uma comissão mista, votado em procedimento disciplinado pelo Regimento Comum.

O ministro justificou ainda que, se as leis orçamentárias são votadas em sessão conjunta, a verificação de seu cumprimento - que equivale ao julgamento das contas - também deve sê-lo.

Considerando que existe uma prática do Congresso em realizar votações separadas desde a vigência da Constituição de 1988, o ministro indeferiu o pedido liminar e não suspendeu os efeitos das votações já ocorridas. Afirmou, porém, que os próximos julgamentos devem ocorrer em sessão conjunta.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS