Constituição e hermenêutica constitucional
Migalhas sorteia três exemplares da obra
Da Redação
segunda-feira, 14 de julho de 2003
Atualizado em 9 de julho de 2003 09:50
Sorteio de obra
Migalhas
sorteia três exemplares da obra "Constituição e hermenêutica constitucional", que estão sendo oferecidos pelo autor Márcio Augusto Vasconcelos Diniz, sócio do escritório Veirano Advogados.
O livro trata da Constituição e do modo pelo qual ela, quanto norma jurídica, realiza-se e se concretiza. No primeiro capítulo fez-se uma análise da revolução semântica do termo Constituição.
O autor procurou abordar os modos pelos quais ele foi pensado e como se manifestou na linguagem política, desde a antigüidade grega, até o século XIX, período que coincide com a formação do Estado moderno.No segundo capítulo dedica-se às questões em torno da supremacia constitucional, o seu fundamento e o modo como ela foi e deve ser entendida.
O terceiro capítulo absorve todos os fundamentos colocados nas discussões anteriores e trata da hermenêutica constitucional; problematiza-se, inicialmente, a questão do conhecimento humano, alcança-se o nível da hermenêutica e, a partir dela, a hermenêutica constitucional é discutida e analisada.
Com a investigação filosófica e jurídica nos domínios da hermenêutica, trouxe o autor uma pedra para os juristas da liberdade construírem, como já estão construindo, o Direito Constitucional do futuro.
Ganhadores:
Alexandra Priscila Luiz, do Grupo Bayer.
Afrânio Morais Vilaça, da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais.
Marta Diógenes, do Grupo Mazzaferro.
_____________