MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Entidades realizam ato contra fim da vinculação dos advogados públicos à OAB
Advocacia pública

Entidades realizam ato contra fim da vinculação dos advogados públicos à OAB

ADin proposta pela PGR pede fim à obrigatoriedade de inscrição de advogados públicos na OAB.

Da Redação

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Atualizado às 08:32

Nesta terça-feira, 23, entidades ligadas à advocacia pública realizaram ato contra ADIn 5334, proposta pela PGR para colocar fim à obrigatoriedade de inscrição de advogados públicos na OAB. A cerimônia foi realizada na sede da OAB, em Brasília, e foi conduzida pelo vice-presidente da entidade, Claudio Lamachia, representando o presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Lamachia expressou a satisfação da OAB ao receber as diversas manifestações de advogados públicos no sentido de que todos devem permanecer ligados à Ordem. Segundo ele, a advocacia é una, sendo a OAB a casa dos advogados públicos, privados e da defesa da cidadania."Qualquer ataque às prerrogativas profissionais dos advogados, públicos e privados, é, na verdade, um ataque à cidadania. E não podemos permitir isso".

O presidente da Anape - Associação Nacional dos Procuradores de Estado, Marcello Terto e Silva, afirmou que em nenhum momento a advocacia pública deixou de contar com apoio da OAB. "Estamos alertas para combater toda e qualquer medida que ofenda nossa dignidade e que comprometa nossa liberdade de atuação". Na semana passada, a Associação defendeu em nota a vinculação dos advogados públicos à OAB.

Durante o ato as entidades também destacaram a necessidade de fortalecimento das carreiras, com paridade de estrutura e remuneração em relação à magistratura e ao MP e independência técnica e de atuação. Tudo isso contribui, ainda segundo as entidades, para que haja no Brasil uma advocacia de Estado e não de governo. Devido ao entendimento de que todos devem estar ligados à Ordem, sejam advogados públicos ou privados, os representantes das carreiras disseram que um eventual acolhimento da tese do Ministério Público levaria ao esvaziamento de suas funções e à perda de prerrogativas profissionais, ameaçando o trabalho em defesa da cidadania.

Também participaram do ato o presidente da Anauni - Associação Nacional dos Advogados da União, Bruno Moreira Fortes; o presidente da Unafe - União dos Advogados Públicos Federais do Brasil, Roberto Domingos da Mota; o presidente do Sinprofaz - Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, Heráclio Mendes de Camargo Neto; o presidente da Anpprev - Associação Nacional dos Procuradores Federais da Previdência Social, Antonio Rodrigues da Silva; o presidente da Anpaf - Associação Nacional dos Procuradores Federais, José Galdino da Silva Filho; e a secretária-geral adjunta da Anajur - Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União, Thaís Pássaro, além de entidades estaduais e municipais.

O ato ainda contou com a presença do presidente da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do conselheiro federal Aldemário Araújo e do membro honorário vitalício Ophir Cavalcante, além de membros da Comissão Nacional de Advocacia Pública.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS