MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Especialistas falam do direito probatório no novo CPC
TV Migalhas

Especialistas falam do direito probatório no novo CPC

Novo Código traz inovações que criam mais mecanismos de prova, segundo advogados.

Da Redação

terça-feira, 9 de junho de 2015

Atualizado em 8 de junho de 2015 19:15

No campo do Direito Probatório o novo CPC traz inovações que criam mais mecanismos de prova, como a escolha do perito, a tipificação da ata notarial e a inversão do ônus da prova. Com a palavra Eduardo Talamini (Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados) e Carlos Alberto Carmona (Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados). Confira a entrevista durante o VI Encontro Anual AASP.

O advogado e professor Carlos Alberto Carmona acredita que o Novo CPC irá mudar sobremaneira a forma de resolver os litígios, estabelecendo nova dinâmica, uma vez que o advogado passa a ter poder para estabelecer uma forma diferente de prova pericial e mudar a forma da prova testemunhal. "Se a gente reclamava que o Poder Judiciário era lento e que o processo não funcionava, agora a culpa é nossa."

O advogado Eduardo Talamini destaca que o novo código manda todo mundo cooperar para que o processo se desenvolva de modo célere, eficiente e justo. "Isso é uma coisa para ser discutida, mas certamente repercute sobre os deveres das partes quanto à sua colaboração na produção da prova."