MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF da 5ª região afasta prescrição para cobrança de quintos
Prazo

TRF da 5ª região afasta prescrição para cobrança de quintos

Autor teria 4 anos e 11 meses após o trânsito em julgado para ajuizar ação de cobrança e o fez 2 anos e 7 meses após.

Da Redação

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Atualizado às 07:33

O TRF da 5ª região reconheceu o direito de servidor público Federal a receber quintos relativos ao período integral dos cinco anos anteriores à impetração de MS por meio do qual o direito foi reconhecido.

Segundo a tese da Autarquia Federal (UFRN), o direito à cobrança estaria prescrito por ter sido a ação de cobrança ajuizada dois anos e sete meses depois do trânsito em julgado do writ, em dissonância ao disposto no art. 9º do decreto 20.910, cuja disciplina é no sentido de que uma vez interrompida, a prescrição volta a correr pela metade do prazo (dois anos e meio).

O autor, contudo, demonstrou que era o caso de aplicação da súmula 383 do STF, segundo a qual "a prescrição em favor da Fazenda Pública recomeça a correr, por dois anos e meio, a partir do ato interruptivo, mas não fica reduzida aquém de cinco anos, embora o titular do direito a interrompa durante a primeira metade do prazo". Isso porque o MS foi impetrado somente um mês após o ato administrativo impugnado.

Com isso, o Tribunal reconheceu que o autor tinha, em verdade, quatro anos e 11 meses, a partir do trânsito em julgado da decisão final do MS, para ajuizar a ação de cobrança das parcelas vencidas nos últimos cinco anos anteriores à impetração da medida constitucional.

O escritório José Delgado & Dutra Advogados atuou em favor do servidor.

  • Processo: 0006236-26.2011.4.05.8400/02

____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...