Senado aprova Luiz Edson Fachin como ministro do STF
Jurista ocupará a vaga de Joaquim Barbosa no Supremo.
Da Redação
terça-feira, 19 de maio de 2015
Atualizado às 18:12
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 19, a indicação de Luiz Edson Fachin ao STF. O nome do jurista foi aprovado por 52 votos favoráveis a 27 contrários. Fachin foi indicado pela presidente Dilma em 14 de abril e sabatinado pela CCJ na semana passada. Seu decreto de nomeação deve ser publicado em breve.
Luiz Edson Fachin é graduado em Direito pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1980), mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (1986 e 1991) e pós-doutorado no Canadá pelo Ministério das Relações Exteriores do Canadá.
Pesquisador convidado do Instituto Max Planck, de Hamburg (DE), professor Visitante do King's College, London, é atualmente professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da UFPR, onde ingressou em 1991. Na instituição, foi um dos professores que capitaneou a implantação do Doutorado em Direito, tendo, ainda, criado o Núcleo de Estudo em Direito CivilConstitucional "Virada de Copérnico" em 1996.
Foi procurador do Estado do Paraná, membro da comissão do Ministério da Justiça sobre a Reforma do Poder Judiciário e atuou como colaborador no Senado na elaboração do novo Código Civil brasileiro.
É membro da Comissão de Direito de Família do IAB; da Association Henri Capitant Des Amis de la Culture Juridique Française, AHC, França; do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania; da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e do IASP.
Veja o que pensa o Professor sobre paternidade socioafetiva e relações familiares em entrevista concedida à TV Migalhas :