Queda de 1,2% nas vendas para o Dia das Mães em 2015
É o primeiro recuo das vendas para a data desde 2008, quando o indicador foi criado; em 2014, as vendas cresceram 2,7%.
Da Redação
quarta-feira, 13 de maio de 2015
Atualizado em 12 de maio de 2015 07:55
Levantamento da Boa Vista Serviços S/A mostra que, em 2015, as vendas do comércio para o Dia das Mães recuaram 1,2% em comparação a 2014, em todo o Brasil. É o primeiro recuo das vendas para a data desde 2008, quando o indicador foi criado. Em valores, o recuo representa uma perda de R$ 7 bilhões em relação ao ano passado, de acordo com levantamento da FecomercioSP - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.
Para a apuração do faturamento, foram consideradas não apenas as consultas à Boa Vista Serviços S/A - aproximação para o número de vendas -, mas também a queda do valor médio do presente - de R$ 65 para R$ 57 entre 2014 e 2015. Houve um recuo nominal de 12% e, descontada a inflação, de 20%, segundo sondagem elaborada pela FecomercioSP, apurando-se um recuo de 19,1% no faturamento real do comércio brasileiro.
O movimento das vendas no Dia as Mães segue a tendência de desaceleração do varejo como um todo e antecipa um ano de menor crescimento para o comércio. Diante do cenário econômico incerto, do mercado de trabalho desaquecendo e da perda de poder aquisitivo, uma retomada de confiança dos consumidores ainda parece distante para movimentar a economia e as vendas do varejo.
____________________