Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional apoia indicação de Fachin para STF
Fachin será sabatinado na próxima terça-feira, 12.
Da Redação
sexta-feira, 8 de maio de 2015
Atualizado às 08:08
A ABDPC - Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional emitiu nota na qual se manifesta a favor da indicação do advogado Luiz Edson Fachin para a vaga de ministro do STF.
A Associação afirma que Fachin é jurista "consagrado, de rigor ético e senso de justiça inconfundíveis".
A nota da ABDPC destaca o currículo do advogado professor da UFPR e de diversas outras instituições nacionais e internacionais.
"Entendendo que o indicado reúne todos os predicados constitucionais necessários para assunção ao cargo, através desta singela manifestação, rogamos ao Senado Federal pela aprovação do nome do eminente cidadão brasileiro."
Veja a íntegra abaixo.
____________
MANIFESTAÇÃO DE APOIO
A Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional - ABDPC, através de sua diretoria executiva e demais membros fundadores e efetivos abaixo assinados, vem, com o devido acatamento, externar seu irrestrito apoio à indicação do advogado paranaense Luiz Edson Fachin para integrar o quadro de Ministros do Supremo Tribunal Federal.
Acreditamos que Luiz Edson Fachin compartilha dos mesmos sólidos e fiéis valores que unem esta agremiação em prol da defesa do Estado Constitucional e Democrático de Direito, de modo que a presença do distinto jurista no órgão de cúpula do Poder Judiciário Brasileiro nos trará a confiança de que a Constituição da República Federativa do Brasil estará sendo guardada por cidadão da mais elevada dignidade moral e com toda a qualificação necessária para fielmente desempenhar a função.
Luiz Edson Fachin é jurista consagrado, de rigor ético e senso de justiça inconfundíveis. Seu vasto currículo como advogado e professor da Universidade Federal do Paraná e de diversas outras instituições nacionais e internacionais não nos deixa dúvida de sua capacidade de enfrentar com esmero todos os maiores temas que a Suprema Corte terá que enfrentar subsequentemente.
Deste modo, entendendo que o indicado reúne todos os predicados constitucionais necessários para assunção ao cargo, através desta singela manifestação, rogamos ao Senado Federal pela aprovação do nome do eminente cidadão brasileiro Luiz Edson Fachin para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Curitiba, 30 de abril de 2015.
Assinam o presente manifesto:
Diretoria Executiva:
André Ramos Tavares - Presidente
Luiz Guilherme Marinoni - Vice-Presidente
Bruno Dantas Nascimento - Secretário Geral
Cleverton Cremonese de Souza - Diretor Financeiro
Daniel Mitidiero - Diretor de Relações Institucionais
Sergio Cruz Arenhart - Diretor Acadêmico
Membros:
Alexandre Freire
Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia
Dierle Nunes
Dimitrios Dimoulis
Fabrício Muraro Novais
Fredie Didier
Gilberto Schäfer
Gustavo Nunes Semblano
Ingo Wolfgang Sarlet
Jânia Maria Lopes Saldanha
Lenio Luiz Streck
Marcelo Cattoni de Oliveira
Marco Felix Jobim
Michael Felipe Cremonese de Souza
Paula Pessoa Pereira
Sérgio Gilberto Porto
Soraya Regina Gasparetto Lunardi