MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. A advogada Tatiana Cymbalista ressalta a importância da Defensoria Pública de SP

A advogada Tatiana Cymbalista ressalta a importância da Defensoria Pública de SP

x

Da Redação

quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Atualizado em 24 de janeiro de 2006 13:57


Acesso à Justiça. Duas boas notícias

A advogada Tatiana Cymbalista ressalta a importância da Defensoria Pública de SP

O governador Geraldo Alckmin sancionou, no último dia 9 de janeiro, o projeto que cria a Defensoria Pública de São Paulo. Pela Lei Complementar nº 988, o novo órgão assumirá a defesa de cidadãos que não podem pagar um advogado, realizada desde 1947 pela própria PGE e por meio de convênios com a OAB.

O artigo 5º da nova Lei apresenta as atribuições institucionais da Defensoria Pública, entre elas a de: prestar aos necessitados orientação permanente sobre seus direitos e garantias; informar, conscientizar e motivar a população carente, inclusive por intermédio dos diferentes meios de comunicação, a respeito de seus direitos e garantias fundamentais; representar em juízo os necessitados, na tutela de seus interesses individuais ou coletivos; manter comissões permanentes para formular e acompanhar propostas de elaboração, revisão e atualização legislativa; e prestar atendimento interdisciplinar.

A sócia do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, Tatiana Cymbalista, ressalta a importância da nova instituição, há muito esperada pela comunidade jurídica paulista.

"Apesar de a Procuradoria Geral do Estado ter desempenhado o papel de defensoria pública até o presente momento", diz ela, a criação de um órgão independente incumbido da defesa dos direitos individuais do cidadão é salutar na medida em que esta ação pode voltar-se, inclusive, contra abusos cometidos pelo próprio Estado".

Bom exemplo de iniciativa nesse sentido é o trabalho desenvolvido pela Themis, que recentemente recebeu o primeiro prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 2005, do Programa das Nações Unidas - PNUD. A entidade, com sede em Porto Alegre/RS, montou uma rede informal de assessores jurídicos, voltada essencialmente à população feminina de baixa renda, com o objetivo de transmitir a líderes comunitárias noções de legislação e direitos humanos.

 

___________

Fonte: Edição nº 187 do Littera Express - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.










_______________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...