MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF mantém suspensão dos direitos políticos de Jaqueline Roriz
Decisão

STF mantém suspensão dos direitos políticos de Jaqueline Roriz

Ministro Lewandowski negou liminar sob fundamento de que suspensão cumpre comando legislativo.

Da Redação

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Atualizado às 08:16

O ministro Lewandowski, no exercício da presidência do STF, negou liminar para Jaqueline Roriz em reclamação contra o TJ/DF que, ao condená-la por ato de improbidade administrativa, aplicou a sanção de perda dos direitos políticos.

Na reclamação consta como interessados José Roberto Arruda, Durval Barbosa Rodrigues e Manoel Batista de Oliveira Neto.

A defesa de Jaqueline Roriz alegou a inconstitucionalidade do artigo 12 da lei de Improbidade Administrativa (8.429/92) ao argumento de que uma ação de natureza cível - improbidade administrativa - não poderia acarretar na sanção de suspensão dos direitos políticos.

Ao analisar o pedido de liminar, o ministro destacou que "o Constituinte originário dispôs expressamente quais seriam as sanções para os agentes que sejam condenados por atos de improbidade administrativa: a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário. O art. 12 da Lei 8.429/1992, portanto, apenas dá cumprimento comando do legislador originário".

"Não se mostra possível, em tese, a instauração de incidente de inconstitucionalidade contra esse dispositivo, sob pena de buscar-se a declaração de inconstitucionalidade do próprio art. 37, § 4º, da Constituição, o que é rechaçado pela jurisprudência desta Corte."

  • Processo relacionado : Rcl 18.183

Veja a íntegra da decisão.