Facebook deve identificar quem contratou links patrocinados a favor de Alckmin
Alckmin teria ganhado 220 mil seguidores em seis meses com publicidade paga.
Da Redação
quinta-feira, 24 de julho de 2014
Atualizado às 08:19
O TRE/SP determinou ontem ao Facebook que informe em 48h quem contratou publicidade paga na rede social ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o valor gasto com a inserção. O suposto motivo para a contratação seria alavancar o número de curtidores de sua página. A decisão liminar é do juiz auxiliar Marcelo Coutinho Gordo.
A ação foi movida pela coligação "São Paulo Quer o Melhor - PMDB - PDT - PSD - PP - Pros" por supostas irregularidades da campanha na web, e pede que o Facebook exclua os seguidores extras que Alckmin teria angariado com os posts e links patrocinados.
De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, os advogados da campanha de Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo estadual, consideraram que o aumento de curtidas foi "muito acima do que é esperado para quem não usa links patrocinados". Segundo eles, Alckmin teria ganhado 220 mil seguidores em seis meses (dezembro/2013 a junho/2014).
Na liminar, o magistrado ponderou que a ação "passa por uma alegada existência de propaganda eleitoral ilegal ainda a ser verificada".