MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST veda ampliação do recesso forense mas permite suspensão de prazos
Férias dos advogados

TST veda ampliação do recesso forense mas permite suspensão de prazos

Norma dispõe que não é dado a TRT "fixar ou prorrogar o recesso forense", uma vez que esse se encontra previsto para o período de 20/12 a 6/1, "sem exceção".

Da Redação

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Atualizado em 12 de junho de 2014 09:36

O corregedor-geral da JT, ministro João Batista Brito Pereira, esclareceu nesta quarta-feira, 11, que o provimento 2/14, que veda a prorrogação do recesso forense pelos TRTs, "não veda a suspensão de prazos e designação de audiências e sessões".

A declaração do ministro foi dada em reunião com o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia e o presidente em exercício da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT, Nilton Correa.

Lamachia afirma que, com o esclarecimento, fica mantida a autonomia dos tribunais na tomada de decisão quanto ao estabelecimento das suspensões de prazos no mês de janeiro. "Alguns tribunais estavam até este momento interpretando o provimento como um empecilho para a suspensão dos prazos. Agora, as seccionais de todo o Brasil, que estão trabalhando ativamente na busca do necessário descanso da advocacia, não enfrentarão mais este problema."

TST

O provimento foi editado no dia 22/5, e dispõe que: "Art. 1º. Ante o princípio da reserva legal, não é dado a Tribunal Regional do Trabalho fixar ou prorrogar o recesso forense, uma vez que esse se encontra previsto para o período de 20 de dezembro a 6 de janeiro (art. 62, inc. I, da Lei. 5.010/1966), sem exceção."

Dos 24 TRTs, 11 ampliaram a suspensão dos prazos possibilitando um período maior de férias para os advogados no final de 2013 e início de 2014.

OAB

No dia 27/5, o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, enviou ofício à João Batista Brito Pereira requerendo a revogação da norma. "O Projeto do novo CPC, já aprovado na Câmara dos Deputados, assegura merecido descanso aos profissionais da advocacia, cujo exercício profissional é intenso e exige diuturna e exclusiva dedicação, com enormes sacrifícios."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...