MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vote em mim: advogados em campanha para o Quinto
Quinto Constitucional

Vote em mim: advogados em campanha para o Quinto

Nas seccionais em que a eleição é direta, campanha é semelhante aos pleitos políticos.

Da Redação

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Atualizado em 21 de maio de 2014 17:02

Processo ainda pouco difundido na advocacia, as eleições diretas para a lista sêxtupla de concorrentes às vagas pelo Quinto constitucional é realidade em cinco seccionais da OAB no país. Na BA, PE e PB particularidades estão presentes, mas há um ponto convergente entre os sistemas eleitorais: a campanha eleitoral nos moldes dos pleitos convencionais.

Na OAB/BA, o perfil dos candidatos à vaga pelo Quinto é disponibilizado no site para que os advogados conheçam os profissionais. Além disso, os concorrentes podem visitar escritórios para conversar com colegas de profissão e viajar para o interior do Estado, onde se apresentam e expõem suas propostas.

Conta-nos o advogado Sérgio Nogueira Reis, candidato a última eleição realizada na seccional baiana, que é permitida a distribuição de folders, no entanto, outros tipos de propagandas são vetados, assim como as entrevistas a jornais, revistas e demais meios de comunicação.

Para o causídico, que concorreu em três eleições para uma vaga de desembargador pelo Quinto, uma indireta e duas diretas, o novo sistema tem pontos negativos. Segundo Sérgio Nogueira, a baixa a participação dos profissionais na última eleição demonstra certo desinteresse com relação ao pleito.

Em PE, os advogados não podem distribuir panfletos ou ter gastos com almoços e jantares relacionados às eleições. A visita aos escritórios é liberada, assim como as viagens para o interior do Estado.

Para o advogado Ricardo Varjal, que concorreu na primeira eleição direta da seccional ao cargo de desembargador do TRT da 6ª região, a eleição direta é bastante válida, pois democratiza a escolha dos nomes enviados ao tribunal.

Quando perguntado sobre a influência de questões políticas no pleito, o causídico afirmou não ter notado nenhuma interferência. Para ele, o fato de ser uma área da Justiça Federal pode ter contribuído para não haver nenhum envolvimento político.

Em terras paraibanas, os candidatos podem visitar escritórios e universidades, participar de debates e distribuir panfletos com currículo e história.

De acordo com o advogado Severino do Ramo Pinheiro Brasil, que concorreu à vaga de desembargador do TRT da 13ª região, as eleições diretas constituem um sistema mais legítimo de escolha.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...